Título: TERMINAÇÃO DE FÊMEAS F1 ANGUS ? NELORE UTILIZANDO DIETA TOTAL FERMENTADA
Autoria de: Pedro Henrique Freitas dos Santos Maciel de Miranda
Orientação de: Marcio Andre Stefanelli Lara
Presidente da banca: Márcio André Stefanelli Lara
Primeiro membro da banca: Sergio Domingos Simão
Segundo membro da banca: Daniel da Cunha
Palavras-chaves: rendimento das carcaças, bovinocultura de corte, eficiência produtiva, facilidade de manejo, praticidade da dieta.
Data da defesa: 03/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/05/2021
Data da publicação: 05/05/2021
Referência: Miranda, P. H. F. d. S. M. d. TERMINAÇÃO DE FÊMEAS F1 ANGUS ? NELORE UTILIZANDO DIETA TOTAL FERMENTADA. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A bovinocultura de corte brasileira visa atender a alta demanda do mercado consumidor tornando cada vez mais exigente, em busca da qualidade no consumo da carne bovina, garantido desde o manejo pré-abate até a chegada ao figorífico. Objetivou-se analisar o desempenho, facilidade, adaptação e rendimento de carcaças à Dieta Engorda Total na Fazenda Mata do Porto no município de UberlândiaMG. A dieta utilizada era feita a base de palha de milho fubá (milho e sorgo) farelo de soja caroço de algodão casquinha de soja e subprodutos oriundos da produção de etanol de milho. De acordo com os dados apresentados a aplicação da Dieta Total Fermentada nas etapas (Adaptação 1, em seguida Adaptação 2 até a etapa de Terminação) do confinamento garantiram o ganho potencial de peso das novilhas F1 Angus ? Nelore com ganho médio diário de 1,216 kg por animal. Na avaliação do comportamento das fêmeas demonstraram agressividade na fase inicial e adaptação gradativa na fase final da terminação. O consumo da matéria seca variou de 2,8 kgcabdia até 9,86 kgcabdia durante o período de confinamento. Na avaliação do peso vivo de entrada e saída, percebemos um ganho satisfatório, além de observarmos que os animais adaptaram bem a dieta, consumindo o esperado. O consumo real e o fornecido de alimentos não diferiram estatisticamente. O estudo apontou que mesmo em condições estruturais não favorecidas, a prática garantiu um rendimento médio de carcaça de 53,48, considerado satisfatório para o experimento. O custo do confinamento atendeu ao orçamento (R 4,45 kgganho), o que torna viável sua produção com rendimento positivo para a criação das novilhas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47340
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Freitas dos Santos Maciel de Miranda e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo