Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA EM SEMENTES DE Coffea arabica L.
Autoria de: Júlia Lima Baute
Orientação de: Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa
Coorientação de: Stêfania Vilas Boas Coelho
Presidente da banca: Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa
Primeiro membro da banca: Marina Chagas Costa
Segundo membro da banca: Ana Luiza de Oliveira Vilela
Palavras-chaves: Café arábica, Análise de imagens, Qualidade fisiológica, Plântulas, Sementes.
Data da defesa: 17/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/03/2021
Data da publicação: 22/03/2021
Referência: Baute, J. L. ANÁLISE DA VIABILIDADE DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA EM SEMENTES DE Coffea arabica L.. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Entre as diversas práticas agrícolas presentes no território nacional, a cafeicultura apresenta-se como um dos principais ramos do segmento. A propagação do cafeeiro é dependente da semeadura de sementes de qualidade para obtenção de mudas vigorosas. Para tal fim, a análise da qualidade fisiológica das sementes é fundamental e pode ser realizada por meio de testes e dentre eles, o de germinação e o teste de tetrazólio que são amplamente utilizados. Porém, são testes trabalhosos, demorados e possuem interferência dos analistas. A avaliação da qualidade fisiológica das sementes por meio da análise de imagens pode ser uma alternativa. A análise de imagens é um método promissor, não destrutivo, rápido e não subjetivo quando comparado a um teste tradicional. O objetivo da pesquisa foi investigar a viabilidade do processamento de imagens na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Coffea arabica L e Coffea canephora Pierre, com a utilização do sistema GroundEye®. O trabalho será realizado no Laboratório Central de Análise de Sementes do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Serão utilizadas sementes da safra ¬¬2021, da espécie Coffea arabica L., de três cultivares diferentes da espécie, Catuaí amarelo 62, Mundo Novo e Arara. Para as análises realizadas, o delineamento será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x15, sendo 3 cultivares e 15 avaliações das imagens capturadas em intervalos de três dias, com quatro repetições. No início se pensou em fazer uma revisão dos estudos de análise de imagem em sementes em geral e, especificamente, em sementes de café. Mas a ideia evoluiu para escrever um projeto de pesquisa de análise de imagem para café, baseado nos trabalhos já realizados por outros pesquisadores.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47113
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Júlia Lima Baute e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo