Título: INFLUENCIA DA DENSIDADE DE PLANTAS NA PRODUTIVIDADE E COMPONENTES PRIMÁRIOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris) EM PATOS DE MINAS - MG
Autoria de: Wagner Peres Bannitz Junior
Orientação de: Adenilson Henrique Goncalves
Coorientação de: Fábio Áurelio Dias Martins
Presidente da banca: Adenilson Henrique Gonçalves
Primeiro membro da banca: Fábio Aurélio Dias Martins
Segundo membro da banca: Juliana Barros Ramos
Palavras-chaves: Técnicas culturais, Massa em cem grão, número de vagens por planta, densidade, regressão.
Data da defesa: 07/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 15/05/2021
Data da publicação: 15/05/2021
Referência: Junior, W. P. B. INFLUENCIA DA DENSIDADE DE PLANTAS NA PRODUTIVIDADE E COMPONENTES PRIMÁRIOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris) EM PATOS DE MINAS - MG. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) no mundo. Estima-se para safra de 20202021 a produção de 3.250.000 toneladas de feijão (CONAB, 2021). Sendo Minas Gerais o segundo maior produtor nacional, com aproximadamente 19 da produção no país. Apesar disso, ainda é baixa a produtividade nacional. Essa limitação pode estar relacionada à falta de técnica no plantio, como falta de controle de pragas, doenças e plantas daninhas e realização de adubação inadequada. Além desses fatores o emprego de densidade de semeadura adequada é fundamental para melhorar respostas tecnológicas. Esse trabalho teve como objetivo estudar os efeitos de densidades de plantas na linha de plantio sobre a produtividade e componentes primários do feijoeiro. Para isso foi conduzido um experimento no campo experimental de Sertãozinho, localizado em Patos de Minas. Os tratamentos foram constituídos por quatro densidades de semeadura (6, 9, 12 e 18 plantasm-1). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizado, com quatro repetições. Na colheita foram avaliados a produtividade, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de cem grãos e número de grãos por planta. Os parâmetros foram analisados e posteriormente realizou-se análise de variância, foi feita a regressão linear e quadrática. Com exceção do número de grãos por vagem e a produtividade, todas as outras variáveis tiveram diferença significativa. Para a massa de cem grãos o melhor tratamento foi o de densidade com nove plantas, enquanto para o número de grão e vagens por plantas o tratamento com 6 plantas por metro foi o que apresentou maior média. Como não ocorreu diferença na produtividade, conclui-se que houve um efeito compensatório na produção nos tratamentos com menor densidade.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47434
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Wagner Peres Bannitz Junior e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo