Título: VIABILIDADE E SENSIBILIDADE DOS ESCLERÓDIOS DE Sclerotinia sclerotiorum, REMANESCENTES DO CAMPO, À FUNGICIDAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
Autoria de: Nadyne Massoli Oliveira Vilela
Orientação de: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros
Coorientação de: Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros
Presidente da banca: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros
Primeiro membro da banca: Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros
Segundo membro da banca: Amanda Flausino de Faria
Terceiro membro da banca: Lindomar Canuto da Silva
Palavras-chaves: mofo branco, soja, controle biológico, controle químico, sclerotinia sclerotiorum
Data da defesa: 18/02/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 14/03/2021
Data da publicação: 14/03/2021
Referência: Vilela, N. M. O. VIABILIDADE E SENSIBILIDADE DOS ESCLERÓDIOS DE Sclerotinia sclerotiorum, REMANESCENTES DO CAMPO, À FUNGICIDAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A elevada susceptibilidade da soja a Sclerotinia sclerotiorum, agente etiológico do mofo-branco, tem impactado negativamente a sua produtividade. Atualmente o método de controle mais usado é o químico, entretanto a diminuição de sua eficácia é relatada. Dessa forma, métodos de controle biológico como o uso de Trichoderma sp. têm sido usado como alternativa, considerando que o biológico consiste em um menor impacto ambiental e também favorece o desenvolvimento vegetal. Desta forma, vem sendo estudado que a melhor maneira de controle da doença é fazer um manejo integrado dos controles cultural, biológico e químico. Portanto, o projeto teve como objetivo avaliar se há possibilidade dos escleródios, remanescentes do campo, terem adquirido resistência aos fungicidas químicos já aplicados e (sensibilidade aos mesmos), se eles possuem viabilidade e sensibilidade a fungicidas biológicos. Os escleródios foram coletados do ensaio de rede de mofo branco realizado em Madre de Deus de Minas ?? MG. Concluiu-se que, o melhor tratamento em campo, frente à produtividade, foi o produto comercial Spot (dimoxistrobina boscalida). Já na germinação carpogênica, os tratamentos que mais se destacaram foram, novamente, o tratamento com o comercial Spot nos escleródios que tinham recebido esse mesmo produto em campo, e os integrados, que foram os escleródios que tiveram a aplicação do comercial Frowncide (fluazinam) em campo, junto às aplicações dos três produtos biológicos testados em laboratório. Reduzindo a capacidade de germinação e afetando viabilidade dos escleródios, e apresentando colonização por Trichoderma spp.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/46991
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nadyne Massoli Oliveira Vilela e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo