SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: PROSPECÇÃO DE ORQUÍDEAS DO GÊNERO VANILLA NATIVAS DO BRASIL

Autoria de: Giovana das Neves Teixeira

Orientação de: Michele Valquiria dos Reis

Coorientação de: Michele Carla Nadal

Presidente da banca: Profa. Dra. Michele Valquíria dos Reis

Primeiro membro da banca: Ms. Michele Carla Nadal

Segundo membro da banca: Dra Cecília Ramos de Oliveira

Palavras-chaves: Baunilha, Distribuição Geográfica, Preservação, Orchidaceae, Brasil

Data da defesa: 05/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/05/2021

Data da publicação: 11/05/2021

Referência: Teixeira, G. d. N. PROSPECÇÃO DE ORQUÍDEAS DO GÊNERO VANILLA NATIVAS DO BRASIL. 2021. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A família das Orchidaceas representa 10 de toda a diversidade floral, contanto com cerca de 900 gêneros e 25.000 espécies, que apresentam grande diversidade de formas e cores. As orquídeas são flores muito apreciadas ao redor do mundo devido às suas características ornamentais, alimentícias e medicinais, e por isso amplamente retiradas de seus ambientes naturais. Dentre os gêneros de orquídeas, o gênero Vanilla, contém em sua composição um composto químico chamado vanilina, ou mais comumente conhecido como ??baunilha??, apreciado no mundo todo e com alto retorno econômico. O gênero possui cerca de 110 espécies, sendo a mais explorada a Vanilla planifolia, apesar do iminente potencial de outras espécies ainda não conhecidas e exploradas ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho foi acessar, analisar e agrupar informações das espécies nativas e nativas endêmicas do gênero Vanilla presentes no território brasileiro, com o intuito de disseminar informações sobre as espécies e seus potenciais exploratórios. Este trabalho foi elaborado a partir da prospecção de espécies do gênero Vanilla consideradas nativas e nativas endêmicas do território brasileiro por meio do banco de dados do Programa REFLORA. Após a realização da prospecção foram identificadas as principais áreas de ocorrências das espécies, tipo de bioma, características do desenvolvimento, e classificação de risco. Na segunda etapa deste trabalho foi realizada uma análise das pesquisas existentes em banco de dados científicos. Foram descritos os potenciais e descobertas dos estudos encontrados nos bancos de Scopus e Web of Science, visando reunir o conhecimento e detalhar o estado da arte de orquídeas nativas e nativas endêmicas do gênero Vanilla no Brasil. Foram encontradas 36 espécies nativas, sendo 20 delas endêmicas. Além disso, espécies de Vanilla ocorrem em todo país, entretanto, observou-se maior ocorrência dessas espécies nas regiões sudeste (18) e norte (17) do Brasil. Há um déficit de informações e pesquisas relacionadas ao gênero Vanilla do Brasil, apenas 13 espécies possuíam estudos publicados na literatura. Das espécies estudadas, a Vanilla bahiana possui características com alto potencial para o desenvolvimento da produção de longa escala. A maioria dos estudos das espécies endêmicas estão relacionados a descrições das espécies. Os trabalhos encontrados na literatura não abrangem todas as espécies nativas e nativas endêmicas, a grande maioria das espécies estudadas possuem apenas um trabalho disponível.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20202201520210

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47094

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovana das Neves Teixeira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo