Título: EFEITO DO MANEJO DE POPULAÇÃO DE PLANTAS E REGULAÇÃO DE CRESCIMENTO NA BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DO TRIGO COM ZINCO
Autoria de: Leonardo Scarazzatti
Orientação de: Aurinelza Batista Teixeira Condé
Coorientação de: Fábio Aurélio Dias Martins
Presidente da banca: Aurinelza Batista Teixeira Condé
Primeiro membro da banca: Fábio Aurélio Dias Martins
Segundo membro da banca: Aurinelza Batista Teixeira Condé
Terceiro membro da banca: Mário Roberto Nogueira Colares
Palavras-chaves: Trigo, Zn, regulador, densidades, biofortificação
Data da defesa: 11/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 17/08/2020
Data da publicação: 17/08/2020
Referência: Scarazzatti, L. EFEITO DO MANEJO DE POPULAÇÃO DE PLANTAS E REGULAÇÃO DE CRESCIMENTO NA BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DO TRIGO COM ZINCO. 2020. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O manejo adequado da cultura do trigo propicia altas produtividades e bom retorno financeiro com a cultura. Com objetivo de avaliar de avaliar o uso de diferentes densidades de plantio na cultura e o uso de regulador de crescimento associado a biofortificação agronômica, utilizando o micronutriente Zn (zinco) utilizando a cultivar BRS 264. O experimento foi desenvolvido no município de Ijaci (MG), durante o ano agrícola de 2019. O delineamento experimental utilizado foi em blocos inteiramente casualizados, e os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3x4 sendo três tratamentos regulador de crescimento zinco óleo mineral, regulador de crescimento óleo mineral, zinco óleo mineral na dosagem de 500 ml ha-1 do regulado de crescimento 4 kg ha-1 de Zn 4 L ha-1 de Óleo mineral e 4 densidades de semeadura (150, 250, 350, 450 plantasm2 ). Os tratamentos foram avaliado quanto à altura de plantas, peso hectolitrico e rendimento de grãos (Kg ha-1), testando negativo a utilização do regulador de crescimento (trinexapaque-etílico) e a biofortificação com Zn não tendo interferência na altura de plantas e no peso hectolitro dos grãos. Para o desdobramento aplicação de zinco em diferentes densidades populacionais a equação de ajuste do rendimento de grãos em relação a densidade de semeadura foi quadrática, ocorrendo um aumento de produção quando se utiliza uma população menor de plantas, mostrando uma população ideal em torno de 150 plantasm2 .
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45221
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leonardo Scarazzatti e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo