Título: Fixação Biológica de Nitrogênio em Progênies de Soja
Autoria de: Matheus Paes Pinto Rezende
Orientação de: Adriano Teodoro Bruzi
Coorientação de: Karina Barroso Silva
Presidente da banca: Adriano Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Karina Barroso Silva
Segundo membro da banca: João Paulo Santos Carvalho
Palavras-chaves: Glycine max, fixação biológica de nitrogênio, Bradyrhizobium, adubação nitrogenada, melhoramento de plantas.
Data da defesa: 20/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 02/09/2020
Data da publicação: 02/09/2020
Referência: Rezende, M. P. P. Fixação Biológica de Nitrogênio em Progênies de Soja. 2020. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um processo complexo que envolve a interação simbiótica entre planta e rizóbio. Como o suprimento de nitrogênio tem um papel crucial no crescimento e desenvolvimento da soja, uma maior capacidade de fixação de nitrogênio seria importante para obtenção de plantas maiores e mais produtivas. A FBN é um processo fundamental para o cultivo da soja, possibilitando o não uso de fertilizantes nitrogenados, que encarecem o custo de produção. Assim, objetivou-se estudar a fixação biológica de nitrogênio em progênies precoces e tardias de soja. Estas provenientes do Programa de Seleção de Cultivares Precoces e do Programa de Seleção de Cultivares para Produtividade, respectivamente. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, do Departamento de Ciência dos Solos da Universidade Federal de Lavras, no ano de 2018. Foram utilizadas 24 progênies S03, sendo estas 12 precoces e 12 tardias. As estirpes utilizadas foram SEMIA 5079, sendo esta, Bradyrhizobium japonicum e SEMIA 587, Bradyrhizobium elkani. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com 4 repetições. Os tratamentos foram representados por duas estirpes e duas testemunhas, sendo elas, sem inoculação e sem inoculação com adição de N. Cada parcela foi composta por um vaso de cinco litros, com duas plantas. Os caracteres avaliados foram altura de plantas, massa seca de plantas, teor de nitrogênio e massa seca de nódulos. Os dados foram submetidos à análise de variância com auxílio do software R. Observou-se na análise interação significativa para todos os caracteres estudados. Há diferença significativa entre as progênies do Programa de Seleção para Precocidade e do Programa de Seleção para Produtividade quanto para estirpes. O contraste entre as progênies precoces vs tardias foi significativo para todos os caracteres. A interação Progênies x Tratamentos foi significativa para o caráter altura de plantas. A progênie 16 apresentou maior média para todos os caracteres avaliados maximizando assim a capacidade de promover a fixação biológica de nitrogênio.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45243
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Matheus Paes Pinto Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo