Título: ACEITAÇÃO SENSORIAL DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PROVENIENTES DO PROCESSAMENTO DA PITAIA (Hylocereus spp.)
Autoria de: Leticia dos Santos Wietzycoski
Orientação de: Leila Aparecida Salles Pio
Coorientação de: Deniete Soares Magalhães
Presidente da banca: Leila Aparecida Salles Pio
Primeiro membro da banca: Deniete Soares Magalhães
Segundo membro da banca: Paula Nogueira Curi
Palavras-chaves: Análise Sensorial, Produtos Processados, Fruta, Pitaia, Hylocereus undatus
Data da defesa: 24/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 03/09/2020
Data da publicação: 03/09/2020
Referência: Wietzycoski, L. d. S. ACEITAÇÃO SENSORIAL DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PROVENIENTES DO PROCESSAMENTO DA PITAIA (Hylocereus spp.). 2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Novas formas de aproveitamento de frutas são indispensáveis para evitar a perda, agregar valor e otimizar a produção. Objetivou-se avaliar produtos processados provenientes do beneficiamento do fruto de pitaia e sua aceitação perante ao público. O experimento foi realizado no II Encontro Nacional dos Produtores de Pitaia em janeiro de 2020 em uma das estações do evento, que foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT), no Setor de Fruticultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras ???????? MG, Brasil. Utilizou-se dez amostras de alimentos Patê Tradicional, Patê Sem Lactose, Patê Sem Requeijão, Geleia Polpa Vermelha, Geleia Polpa Vermelha Com Casca, Geleia Polpa Branca, Polpa Branca Desidratada, Polpa Vermelha Desidratada, Pitaia Polpa Branca In Natura e Chips de Polpa Branca que foram desenvolvidos da Pitaia vermelha de polpa branca (Hylocereus undatus) e vermelha de polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus). Foram avaliadas as notas dos atributos sensoriais, que variaram de 1 a 9 Cor, Sabor, Aroma, Consistência, Aparência e Impressão Global intenção de compra que foi de 1 a 5 gênero e idade dos avaliadores. O patê tradicional, patê sem lactose e patê sem requeijão tiveram aceitação semelhante por parte dos participantes frente ao patê tradicional. A geleia de pitaia de polpa vermelha teve aceitação superior à geleia de pitaia de polpa branca, alcançando máxima intenção de compra. A polpa branca desidratada teve aceitação ligeiramente inferior à polpa vermelha desidratada. A pitaia de polpa branca in natura foi o produto preferido pelos participantes, com ênfase para o aroma e sabor, que alcançaram pontuação elevada. O chips de pitaia de polpa branca teve desempenho mediano em relação à intenção de compra, fator influenciado mais negativamente pelo aroma, considerado indiferente pelos participantes. Concluiu-se que as geleias de pitaia de polpa vermelha e de polpa e casca de pitaia de polpa vermelha são os produtos com maior aceitação por parte dos participantes, contando com maior potencial de comercialização e, consequentemente, geração de rendaInferiu-se também que se fazem necessários métodos de processamento que conservem as características organolépticas do fruto, em especial, o aroma.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45256
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia dos Santos Wietzycoski e Universidade Federal de Lavras
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