Título: SELEÇÃO DE PROGÊNIES PARA RENDIMENTO DE AÇÚCARES E SUAS IMPLICAÇÕES NA CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERES EM SORGO SACARINO
Autoria de: Lucas Silveira Lopes
Orientação de: Jose Airton Rodrigues Nunes
Coorientação de: Maiara Oliveira Fernandes
Presidente da banca: José Airton Rodrigues Nunes
Primeiro membro da banca: Flávia Maria Avelar Gonçalves
Segundo membro da banca: Vinícius Quintão Carneiro
Terceiro membro da banca: Maiara Oliveira Fernandes
Palavras-chaves: Sorghum bicolor, associação entre caracteres, seleção indireta, análise multivariada, modelos mistos.
Data da defesa: 21/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 30/11/2019
Data da publicação: 30/11/2019
Referência: Lopes, L. S. SELEÇÃO DE PROGÊNIES PARA RENDIMENTO DE AÇÚCARES E SUAS IMPLICAÇÕES NA CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERES EM SORGO SACARINO. 2019. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O programa de seleção recorrente (SR) de sorgo sacarino tem por objetivo aumentar o rendimento de açúcares (TBH), o qual é influenciado por diversos outros caracteres e está diretamente relacionado com o rendimento de etanol de 1ª geração. O objetivo deste trabalho foi verificar as implicações da seleção num programa de SR para rendimento de açúcares na correlação genética entre caracteres em sorgo sacarino. Foram avaliadas 80 progênies, sendo 40 do ciclo 0 de SR, 40 do ciclo 1 de SR e 1 testemunha, em experimento em látice triplo 9x9 conduzido no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária - Fazenda Muquém da Universidade Federal de Lavras. As características avaliadas foram florescimento (FLOR, dias), altura da planta (ALT, m), produção de massa verde (PMV, tha), porcentagem de caldo extraído (EXT), teor de sólidos solúveis (SST, ºBrix) e TBH (tha). As análises uni e multivariadas foram realizadas em ambiente R. As variâncias genéticas foram significativas para todos os caracteres em algum dos ciclos 0 ou 1 da SR, com exceção do SST. O padrão de associação entre os caracteres foi similar nos dois ciclos de SR, sendo mais expressivas no ciclo 1. Em geral, os caracteres ALT, FLOR, PMV e TBH apresentaram elevadas correlações genéticas entre si, enquanto os caracteres EXT e SST apresentaram baixa correlação com os demais caracteres em ambos os ciclos. O TBH, que é um índice multiplicativo formado a partir dos caracteres SST, EXT e PMV, foi mais fortemente influenciado pela variação no PMV. O programa de SR ao longo dos ciclos 0 e 1 tem gerado progênies com melhor rendimento de açúcares, que, em geral, associaram, maior tempo para florescimento, maior altura e maior produção de biomassa.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44659
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Silveira Lopes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo