Título: ANÁLISE DA EXPRESSAO DE RECEPTORES DE AMPLO ESPECTRO EM GENÓTIPOS DE Coffea arabica EM RESPOSTA À Hemileia vastatrix
Autoria de: Bárbara Alves dos Santos Ciscon
Orientação de: Mario Lucio Vilela de Resende
Presidente da banca: Mário Lucio Vilela de Resende
Primeiro membro da banca: Deila Magna dos Santos Botelho
Segundo membro da banca: Natália Chagas Freitas
Palavras-chaves: Imunidade inata, PRR, ferrugem do cafeeiro, café arábica, CERK1
Data da defesa: 14/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 06/12/2019
Data da publicação: 06/12/2019
Referência: Ciscon, B. A. d. S. ANÁLISE DA EXPRESSAO DE RECEPTORES DE AMPLO ESPECTRO EM GENÓTIPOS DE Coffea arabica EM RESPOSTA À Hemileia vastatrix. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Uma das principais doenças da cultura cafeeira é a ferrugem alaranjada, causado pelo fungo Hemileia vastatrix. Diante disso, diversos programas de melhoramento tem explorado a resistência de plantas a patógenos no intuito de controlar esta doença e oferecer ao produtor a possibilidade de reduzir o uso de defensivos nas lavouras cafeeiras. Os receptores de reconhecimento de padões (PRRs) estão localizados na membrana plasmática das células vegetais e participam da primeira linha de defesa vegetal. Os PRRs reconhecem os PAMPs (padrões moleculares associados a patógenos) e os DAMPs (padrões moleculares associados a danos) desencadeando uma série de respostas a fim de conter a infecção pelo patógeno. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar expressão de genes candidatos a PRRs em genótipos contrastantes de C. arabica quanto a resistência a H. vastatrix. Para a análise da expressão gênica dos PRRs, mudas de cafeeiros das cultivares Catuaí Vermelho IAC 144, Mundo Novo IAC 367-4, Aranãs RV e Iapar-59 serão inoculadas com H. vastatrix. As folhas das plantas inoculadas foram coletadas 0, 24 e 48 horas após a inoculação. A expressão do gene candidato CaCERK1, observou-se aumentou significativamente 6 horas após a inoculação, principalmente nas cultivares Catuaí Vermelho e Aranãs. A expressão dos candidatos CaLYK4 e CaLYK5 aumentaram progressivamente nos tempos avaliados, enquanto que a expressão do candidato CaRLP não foi influenciada pela inoculação com o patógeno.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44676
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bárbara Alves dos Santos Ciscon e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo