Título: Silicato de cálcio e magnésio na produção de palhada de Urochloa brizantha cv. Piatã
Autoria de: Marcela Botezelli
Orientação de: Elberis Pereira Botrel
Presidente da banca: Elberis Pereira Botrel
Primeiro membro da banca: Karina Mendes Bertolino
Segundo membro da banca: Natalia Botega Alves
Palavras-chaves: Urochloa brizantha cv. Piatã, silicato de cálcio e magnésio, sistema de plantio direto, palhada, matéria seca
Data da defesa: 22/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Botezelli, M. Silicato de cálcio e magnésio na produção de palhada de Urochloa brizantha cv. Piatã. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Considerando que um dos maiores entraves à produção agrícola é a ocorrência de doenças e que o produtor agrícola busca sempre por maiores produtividades associadas à qualidade do produto, muitos esforços têm sido direcionados no desenvolvimento de estratégias com a finalidade de trazer mais facilidade e soluções para o campo. Uma alternativa que tem se mostrado eficiente em incrementar a produção e sua qualidade é a aplicação de silício (Si) no solo. Embora o Si não seja considerado um elemento essencial na nutrição das plantas, seu efeito benéfico sobre o crescimento e desenvolvimento tem sido demonstrado em muitas espécies. Não diferente as espécies produtoras de grãos, as pastagens também devem ser submetidas a tratamento e manejo adequados, visando sempre aumentar seu desempenho produtivo e sua qualidade. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho da produção de matéria verde e seca da cultivar Piatã sob diferentes doses de silicato de cálcio e magnésio. O experimento foi implantado no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia ???????????????? CDTT pertencente ao Departamento de Agricultura ???????????????? DAG da Universidade Federal de Lavras ???????????????? UFLA, localizado na Fazenda Palmital no município de IjaciMg. O estudo foi implantado em delineamento blocos casualizados (DBC), com oito repetições. Os tratamentos foram constituídos de braquiária com doses de silicato de cálcio e magnésio equivalentes a 0, 50, 100 e 150 da dose recomendada, ou seja, 0 0,775 1,55 e 2,325 t.ha-1, respectivamente. No estudo, não houve diferença significativa das doses de silicato de cálcio e magnésio na produção de matéria verde e seca da U. brizantha cv. Piatã. No entanto, todas as doses testadas promoveram produção de MS suficiente para formação de palhada para o SPD.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44169
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcela Botezelli e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo