Título: APROVEITAMENTO DE MUDAS COM CRESCIMENTO ACIMA DO PADRÃO EM VIVEIRO POR MEIO DE PODAS E SEU CRESCIMENTO INICIAL EM CAMPO
Autoria de: Thayla Froes Rodrigues Martins
Orientação de: Rubens Jose Guimaraes
Coorientação de: Nagla Maria Sampaio de Matos
Presidente da banca: Rubens José Guimarães
Primeiro membro da banca: Nagla Maria Sampaio de Matos
Segundo membro da banca: Meline de Oliveira Santos
Palavras-chaves: Coffea arabica, morfologia vegetal, mudas podadas, poda de recuperação, mudas passadas
Data da defesa: 14/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 21/11/2019
Data da publicação: 21/11/2019
Referência: Martins, T. F. R. APROVEITAMENTO DE MUDAS COM CRESCIMENTO ACIMA DO PADRÃO EM VIVEIRO POR MEIO DE PODAS E SEU CRESCIMENTO INICIAL EM CAMPO . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A produção de mudas pode ser uma atividade de risco, pois, tendo em vista que quando há queda nos valores pagos aos cafeicultores pelas sacas de café, verifica-se, consequentemente, redução da demanda de mudas para novos plantios, gerando grandes prejuízos aos viveiristas. Uma alternativa para redução desses prejuízos é a poda das mudas remanescentes. Sendo assim, objetivou-se com o presente estudo, avaliar as características morfológicas de cafeeiros jovens oriundos de mudas podadas em diferentes alturas. O trabalho foi conduzido no Setor de Cafeicultura do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavas, em Lavras-MG. Foram utilizadas mudas de cafeeiro da espécie Coffea arabica L., cultivar Catuaí Vermelho IAC 144. As mudas foram conduzidas normalmente até apresentarem 8 a 10 pares de folhas verdadeiras, caracterizando ????????mudas passadas???????? e fora dos padrões para comercialização exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram estudados quatro diferentes tipos de mudas i. mudas normais (semeadas no mesmo momento em que se realizou a poda dos demais tratamentos) ii. mudas podadas entre 2º e 3º nó iii. mudas podadas entre o 3º e 4º nó e iv. mudas podadas entre o 4º e 5º nó. Depois de podadas, as mudas foram conduzidas no viveiro até apresentarem 3 a 4 pares de folhas, sendo logo em seguida implantadas em vasos de 14 litros e, conduzidas por 90 dias em casa de vegetação. Avaliou-se a altura de brotos, diâmetro de caule, número de ramos plagiotrópicos, comprimento sistema radicular, peso seco da parte aérea e o peso seco do sistema radicular. De acordo com os dados obtidos verificou-se resposta satisfatória de cafeeiros jovens implantados com mudas podadas. Sendo que os cafeeiros implantados com mudas podadas acima do 4???? nó exibiram maiores dimensões para as seguintes características morfológicas altura de brotos, número de ramos plagiotrópicos e peso seco da parte aérea. Assim, pode-se concluir que a poda das mudas em viveiro deve ser realizada acima do 4º par de folhas verdadeiras para melhor crescimento inicial em campo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44662
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thayla Froes Rodrigues Martins e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo