Título: DANOS MECÂNICOS E A QUALIDADE FISIOLÓGICA NO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE SOJA DE DIFERENTES TAMANHOS
Autoria de: Thulio Gonçales Cardeal Naves
Orientação de: Everson Reis Carvalho
Coorientação de: Leandro Vilela Reis
Presidente da banca: Everson Reis Carvalho
Primeiro membro da banca: Leandro Vilela Reis
Segundo membro da banca: Heloisa Oliveira dos Santos
Terceiro membro da banca: Debora Kelly Rocha
Palavras-chaves: Glycine max, UBS, Vigor, Germinação, Amostras.
Data da defesa: 21/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Naves, T. G. C. DANOS MECÂNICOS E A QUALIDADE FISIOLÓGICA NO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE SOJA DE DIFERENTES TAMANHOS. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O beneficiamento é um componente fundamental para o processo de produção de sementes de soja, com o propósito de aprimorar a qualidade do lote de sementes através das operações de remoção de materiais indesejáveis, como impurezas, sementes malformadas, deterioradas e danificadas, além da classificação das sementes em tamanhos uniformes. Durante os processos de beneficiamento, o dano mecânico é uma das causas da perda de qualidade da semente, assim o controle de qualidade ao longo desse processo é essencial. O objetivo neste trabalho foi avaliar a incidência de danos mecânicos e a qualidade fisiológica ao longo de algumas etapas do processo de beneficiamento de sementes de soja, classificadas em diferentes tamanhos. Foram amostradas sementes da cultivar de soja M6410IPRO, em uma usina de beneficiamento de sementes (escala industrial) localizada no município de Nazareno, Minas Gerais. O experimento foi conduzido em arranjo fatorial 5 x 2, envolvendo cinco pontos de amostragem ao longo das etapas de beneficiamento e 2 classificações de sementes por tamanho, com 3 repetições. As amostras foram coletadas no fluxo de beneficiamento em intervalos regulares de 30 minutos nos seguintes pontos saída da máquina padronizadora (classificador de peneira plana), entrada na mesa densimétrica (após elevador), saída da mesa densimétrica bica superior, saída da mesa densimétrica bica média e saída da mesa densimétrica bica inferior, para sementes classificadas nos tamanhos 6,5 e 5,5 mm. As sementes foram avaliadas por meio dos testes de germinação, envelhecimento acelerado, vigor determinado pelo teste de tetrazólio (TZ 1-3), dano mecânico por hipoclorito de sódio e danos mecânicos letais (TZ 6-8). A mesa densimétrica é eficiente na separação de sementes com danos mecânicos e diferentes níveis de vigor, descartando as sementes com maior porcentagem de danos mecânicos e consequentemente menos vigorosas na bica inferior. Nesse ponto também foi constatado maior porcentagem de sementes em que o dano mecânico provocou a inviabilidade. Foram verificadas maiores incidências de danos mecânicos em sementes maiores e consequentemente menor vigor dessas sementes, porém não houve diferença na germinação.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44568
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thulio Gonçales Cardeal Naves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo