Título: EFCÁCIA AGRÔNOMICA DO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES DE MILHO INFECTADAS POR Colletotrichum graminicola E Fusarium verticillioides
Autoria de: Paulo Cesar Silva Alvarenga
Orientação de: Jose da Cruz Machado
Coorientação de: Iara Eleuterio Dias
Presidente da banca: Jose da Cruz Machado
Primeiro membro da banca: Carolina da Silva Siqueira
Segundo membro da banca: Maria Luiza Nunes Costa
Palavras-chaves: Controle químico, doença do milho, eficácia, tratamento de sementes, fungos
Data da defesa: 19/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Alvarenga, P. C. S. EFCÁCIA AGRÔNOMICA DO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES DE MILHO INFECTADAS POR Colletotrichum graminicola E Fusarium verticillioides. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: As doenças da cultura do milho representam um importante fator de restrição à produção, diversas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus podem afetar estas no Brasil, sendo que cada uma destas doenças pode apresentar maior ou menor importância conforme a região do país. A cultura do milho e é suscetível a inúmeras doenças de importância econômica cujos agentes etiológicos são transmitidos e disseminados pelas sementes. Dentre os patógenos mais freqüentes associados às sementes de soja nas condições brasileiras, de grande relevância estão as espécies de Fusarium verticillioides e Colletotrichum truncatum. Dependendo da região e das condições climáticas predominantes no período de cultivo, os danos causados por estes patógenos podem atingir níveis antieconômicos. O controle da qualidade sanitária das sementes pode ser realizado com eficácia por meio do tratamento das sementes. Esta alternativa apresenta inúmeras vantagens, pela simplicidade de execução, segurança para o operador ambiente, baixo custo relativo e pela sua eficácia como medida preventiva. É o tratamento de sementes uma das medidas mais importantes no contexto do manejo de doenças para todas as espécies que são propagadas por esta via. O tratamento de sementes de milho com fungicidas é uma prática já adotada por um grande número de agricultores, sendo crescente o interesse por alternativas de produtos em função das circunstancias de ambiente e de tecnologia empregada. A experimentação neste campo é, portanto, ainda carente e justificada com base na necessidade de se conhecer na prática a eficácia de novas formulações, doses, misturas, entre vários aspectos de importância para os produtores no campo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44309
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paulo Cesar Silva Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo