Título: HERBICIDAS PÓS EMERGENTES E SEUS EFEITOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE ESTILOSANTES (Stylosantes capitata Stylosantes macrocephala).
Autoria de: Deny Braulio de Lima Teixeira
Orientação de: Heloisa Oliveira dos Santos
Coorientação de: Thaísa Fernanda Oliveira
Presidente da banca: Heloisa Oliveira dos Santos
Primeiro membro da banca: Thaísa Fernanda Oliveira
Segundo membro da banca: Pedro Yuri Cavasin
Terceiro membro da banca: Marcio Antônio Pereira do Carmo
Palavras-chaves: palhada, consórcio, leguminosa, forrageira, seletividade
Data da defesa: 18/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 03/12/2019
Data da publicação: 03/12/2019
Referência: Teixeira, D. B. d. L. HERBICIDAS PÓS EMERGENTES E SEUS EFEITOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE ESTILOSANTES (Stylosantes capitata Stylosantes macrocephala).. 2019. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O estilosantes é uma leguminosa perene, semi-ereta e altamente resistente à seca, possui excelente adaptação e desempenho ao clima e aos solos ácidos e de baixa fertilidade dos cerrados. O uso do estilosantes apresenta grandes vantagens, como fixação de nitrogênio no solo através da relação simbiótica com bactérias do gênero Rhizobium, aumento do teor de proteína na alimentação dos animais, consequentemente aumento da produtividade por hectare, boa produção de massa verde, entre outros fatores. A germinação de sementes de estilosantes pode ser influenciada devido a aplicação de herbicidas para controle de plantas daninhas. Assim para avaliar os efeitos causados pelos herbicidas na germinação de estilosantes foi desenvolvido esse trabalho utilizando sementes de estilosantes variedade Campo grande, produzidas pela empresa Santa Fé Ltda. O experimento foi montando em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições com 50 sementes de estilosantes em cada repetição, em esquema fatorial (4x2) sendo 4 herbicidas Glifosato, 2,4-D Ácido diclorofenoxiacético, Chlorimuron etílico e Paraquat, em duas doses (indicada e o dobro) sendo a dose dobrada simulando uma reaplicação do mesmo herbicida. Foram utilizados os seguintes parâmetros de avaliação primeira contagem da germinação, germinação, análise de imagens do crescimento de raiz e análise de imagens de crescimento de parte aérea. Os dados foram rodados no software SISVAR® e desdobrados pelo teste de Tukey a 5 de probabilidade. Foram analisadas também fatores relacionados ao desenvolvimento de plântulas. Onde após essas análises se obteve um maior desempenho para germinação, crescimento de raiz, crescimento de parte aérea, em sementes na presença de Chlorimuron, mostrando em menores danos fisiológicos e morfológicos nas sementes e plântulas, e os menores desempenhos foram das sementes na presença de 2,4-D. Com base nos resultados foi possível concluir que as sementes de estilosantes Campo grande tem interferência na germinação e no vigor, em função de utilização de herbicidas. O herbicida que menos interferiu na germinação das sementes e desenvolvimento de plântulas foi o Chlorimuron. Os herbicidas Paraquat e 2,4-D foram os que apresentaram as menores médias. O 2,4-D é um herbicida limitante na germinação de sementes de estilosantes. A dosagem a ser utilizada do Chlorimuron deve ser a indicada em bula.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44280
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Deny Braulio de Lima Teixeira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo