Título: DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFEEIRO COM UM ANO DE IDADE COM E SEM CALCÁRIO COM DOSES VARIÁVEIS DE NITRÔGENIO E POTÁSSIO.
Título alternativo: DEVELOPMENT OF COFFEE SEEDLINGS WITH A YEAR OF AGE WITH AND WITHOUT LIMESTONE WITH VARIABLE DOSES OF NITROGEN AND POTASSIUM.
Autoria de: Luiz Henrique dos Santos
Orientação de: Douglas Ramos Guelfi Silva
Coorientação de: Taylor Lima de Souza
Presidente da banca: Douglas Ramos Guelfi Silva
Primeiro membro da banca: Taylor Lima de Souza
Segundo membro da banca: César Ferreira Santos
Terceiro membro da banca: André Baldansi Andrade
Palavras-chaves: nutrição, cafeeiro, viveiro, calagem, adubação
Data da defesa: 07/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 17/06/2019
Data da publicação: 17/06/2019
Referência: Santos, L. H. d. DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFEEIRO COM UM ANO DE IDADE COM E SEM CALCÁRIO COM DOSES VARIÁVEIS DE NITRÔGENIO E POTÁSSIO.. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A produção de mudas de café é uma etapa muito importante para implantação de uma lavoura, onde uma muda bem produzida terá melhores condições de se tornar uma planta saudável. A produção de mudas de 1 ano é uma opção para o agricultor que quer realizar o plantio com mudas mais desenvolvidas, onde o sistema radicular e a parte aérea estão maiores. Como as mudas de 1 ano ficam mais tempo no viveiro, é necessário fornecer alguns nutrientes para sua manutenção até chegar o momento de irem para o plantio em campo. Com isso o trabalho teve como objetivo fornecer doses de nitrogênio (N) e potássio (K) na manutenção de mudas de cafeeiro de 1 ano, produzidas em substrato com e sem calcário. O experimento foi delineado em blocos casualizados com esquema fatorial 2 x 3, com 4 repetições 2 substratos (com calcário e sem calcário) e 3 doses de 20-00-20 30, 60 e 90 g L-1 de água. A mudas foram produzidas em saquinhos de 25 cm de altura por 13 de diâmetro. Cada parcela foi composta por dezesseis plantas, sendo avaliadas apenas as quatro centrais A saturação de bases foi elevada para 60 nos tratamentos com aplicação de calcário. Após seis meses da semeadura, iniciou-se a aplicação do fertilizante 20-00-20 através da diluição das doses em água e com o uso de um regador foram aplicadas direcionadas na parcela. Para o efeito de doses, foi feita a regressão. Concluiu-se que ouve diferença significativa entre os tratamentos com e sem calcário nos seguintes parâmetros analisados altura ate seis meses, massa seca do caule e número de par de folhas após 12 meses. Para as doses de 20-00-20 houve diferença significativa para Altura final, massa seca do caule, massa seca folha, número de par de folhas final, número de par de ramos plagiotrópicos e a massa seca total das plantas. Palavras chave Nutrição. Café. Viveiro. Calagem.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43919
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luiz Henrique dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo