SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: SÉRIES TEMPORAIS EVIMODIS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DE GRÃOS EM SOJA

Autoria de: Luanna Caroline Barros Paiva

Orientação de: Adriano Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Adriano Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: João Paulo Santos Carvalho

Segundo membro da banca: Hugo do Nascimento Bendini

Terceiro membro da banca: Karina Barroso Silva

Palavras-chaves: índice de vegetação, métricas fenológicas, sensoriamento remoto, análise, correlação

Data da defesa: 13/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 26/06/2019

Data da publicação: 26/06/2019

Referência: Paiva, L. C. B. SÉRIES TEMPORAIS EVIMODIS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE DE GRÃOS EM SOJA. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O principal produto de exportação no Brasil é a soja em grãos. Isto é devido ao apoio de programas de incentivos às pesquisas pautadas na geração de tecnologias para obtenção de elevados índices de produtividade. As informações a cerca da produtividade das áreas colhidas são obtidas de modo abstrato por especulações realizadas por produtores e especialistas do agronegócio. A soja chegou ao país e foi cultivada inicialmente na região da Bahia. A sua expansão pelo território propiciou a abertura do Cerrado e passou a ser cultivada então no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Atualmente a produção de soja tem ganhado espaço no estado de Minas Gerais e cresce a cada ano. Assim objetivou-se analisar a viabilidade no uso do Enhanced Vegetation Index (EVI) e sua correlação com a produtividade de grãos em soja. As análises foram realizadas em 41 talhões distribuídos no leste goiano, noroeste mineiro e oeste baiano, durante a safra 20152016. Foram utilizadas cultivares de soja RR e INTACTA IPRO. No presente estudo, foram adotados procedimentos metodológicos considerando uma série temporal de EVIMODIS, derivada dos satélites TERRA e AQUA, para cada talhão. Subsequentemente, foi utilizado o filtro Savitzky-Golay, para redução dos ruídos. Para extração das métricas fenológicas foi utilizado o software TIMESAT e estes dados comparados com as produtividades relatadas nestes talhões, pelos produtores e especialistas que estiveram no Rally da Safra 20152016. Os resultados obtidos demonstraram uma forte correlação entre a produtividade de grãos e os valores de EVI extraídos no intervalo de acúmulo de biomassa.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20191201421407

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43898

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luanna Caroline Barros Paiva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo