Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE CAFÉS EXTRAFORTES E TRADICIONAIS PELOS SISTEMAS COLORIMÉTRICOS AGTRON E CIELAB
Título alternativo: COMPARATIVE ANALYSIS OF ??EXTRAFORTE?? AND ??TRADICIONAL?? COFFEES BY AGTRON AND CIELAB COLORIMETRIC SYSTEMS
Autoria de: Gaston Martin Campana
Orientação de: Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira
Coorientação de: Roney Alves da Rocha
Presidente da banca: Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira
Primeiro membro da banca: Roney Alves da Rocha
Segundo membro da banca: Maisa Mancini Matioli de Sousa
Palavras-chaves: CAFÉ TRADICIONAL, CAFE EXTRAFORTE, COR, AGTRON, CIELAB
Data da defesa: 11/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 28/06/2019
Data da publicação: 28/06/2019
Referência: Campana, G. M. ANÁLISE COMPARATIVA DE CAFÉS EXTRAFORTES E TRADICIONAIS PELOS SISTEMAS COLORIMÉTRICOS AGTRON E CIELAB . 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Brasil é o maior produtor, exportador e consumidor mundial de café, quando considerado apenas a bebida pura para o consumidor. O consumo interno vem crescendo a uma taxa anual de 4, e a busca do consumidor pela qualidade é crescente. Contudo, o maior consumo de café situa-se nos tipos tradicional e extraforte, explicado pela sua acessibilidade da maioria da população. Neste presente trabalho objetivou-se a diferenciação de dois tipos de cafés- extraforte e tradicional, termos definidos pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), por meio da avaliação de cor em dois sistemas Agtron e CIELAB. Avaliaram-se 10 (dez) marcas comerciais de cafés, com o selo de pureza e qualidade da ABIC. Para cada marca adquiriram-se 2 (dois) lotes distintos para cada tipo de café, extraforte e tradicional, totalizando 20 unidades experimentais. Para cada tratamento, avaliaram-se 4 parâmetros de cor número de Agtron, luminosidade L, a e b - parâmetros do espaço de cor CIELAB. Para cada tratamento, foram feitas 3 (três) replicatas por cada parâmetro analisado. Os dados foram analisados com o pacote estatístico SAS University Edition, em que se avaliou o efeito da cor sobre os tipos de café ?? extraforte e tradicional. O tipo tradicional apresentou maiores valores para os parâmetros colorimétricos avaliados, sendo considerado de torra clara. O tipo extraforte foi mais escuro, classificado como de torra média. Concluiu-se que há diferença quanto a cor entre os dois tipos de cafés avaliados ?? extraforte e tradicional.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43787
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gaston Martin Campana e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo