Título: USO DE DIFERENTES MISTURAS DE RESTRITORES HÍDRICOS COMO ALTERNATIVA AO USO DO MANITOL NO PROCESSO DE INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO, SOJA E MILHO
Autoria de: Lucas Mansano Aracri
Orientação de: Jose da Cruz Machado
Coorientação de: Iara Eleutéria Dias
Presidente da banca: José da Cruz Machado
Primeiro membro da banca: Maria Luiza Nunes Costa
Segundo membro da banca: Carolina da Silva Siqueira
Terceiro membro da banca: Iara Eleutéria Dias
Palavras-chaves: Crescimento de fitopatógenos, Potencial Osmótico, Sacarose, Manitol, Sementes
Data da defesa: 13/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 28/06/2019
Data da publicação: 28/06/2019
Referência: Aracri, L. M. USO DE DIFERENTES MISTURAS DE RESTRITORES HÍDRICOS COMO ALTERNATIVA AO USO DO MANITOL NO PROCESSO DE INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE ALGODÃO, SOJA E MILHO. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A disponibilidade de sementes infectadas com diferentes graus de contaminação se faz necessário nos estudos em patologia de sementes. A técnica de restrição hídrica, para a inoculação de sementes, vem mostrando-se eficaz para a obtenção de lotes de sementes com níveis de infecção desejado. Esta técnica de inoculação inibe a germinação das sementes e possibilita a colonização destas pelos fungos. Dentre as substâncias utilizadas como restritor hídrico o manitol é o mais utilizado, porém, este composto está na lista de produtos químicos controlados pela polícia federal, dificultando a compra e o uso em grande quantidade. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi a busca por alternativas ao uso do manitol que sejam viáveis economicamente e com mesma eficiência quando utilizada como restritor hídrico, em métodos de inoculação de sementes por fungos fitopatogênicos. Foram avaliados os efeitos da mistura do manitol e sacarose na inibição da germinação, no crescimento micelial e no teste de sanidade de sementes nos patossistemas Fusarium verticillioides em milho (Zea mays), Colletotrichum truncatum em soja (Glycine max) e Rhizoctonia solani em algodão (Gossypium hirsutum). Observou-se que a utilização de sacarose no pré-condicionamento de sementes, pura ou em mistura, pode ser um procedimento eficaz para obtenção de sementes infectadas por importantes fungos como Rhizoctonia solani, Fusarium verticillioides e Colletotrichum truncatum. Em substratos de cultivo fúngico contendo a sacarose pura ou em mistura, observou-se que o uso dos diferentes potencias hídricos não prejudicou ou inibiu o crescimento micelial dos fungos em estudo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43904
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Mansano Aracri e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo