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Título: INCUBACOOP-UFLA RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A ÓTICA DA CIDADANIA DELIBERATIVA

Título alternativo: INCUBACOOP-UFLA EXPERIENCE REPORT FROM THE PERSPECTIVE OF DELIBERATIVE CITIZENSHIP

Autoria de: Leticia Cristina Barbosa

Orientação de: Jose Roberto Pereira

Presidente da banca: Jose Roberto Pereira

Primeiro membro da banca: Guilherme Scodeler de Souza Barreiro

Palavras-chaves: Cidadania deliberativa, Dialogicidade, Formação estudantil, Incubacoop, associativismo

Data da defesa: 27/10/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 17/12/2025

Data da publicação: 17/12/2025

Referência: Barbosa, L. C. INCUBACOOP-UFLA RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A ÓTICA DA CIDADANIA DELIBERATIVA. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O objetivo deste TCC é relatar a minha experiência vivida enquanto estudante na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - INCUBACOOP, mostrando a importância desta entidade para a formação estudantil. Os fundamentos teóricos se basearam nas categorias da Cidadania Deliberativa, quais sejam processo de discussão inclusão pluralismo igualdade participativa autonomia bem comum. A metodologia utilizada foi a observação participante e análise documental para a coleta de informações e a técnica de análise de conteúdo para analisar as informações coletadas. A análise da vivência se caracterizou como uma autorreflexão crítica por meio da observação participante em algumas atividades realizadas na entidade no período de setembro de 2022 a novembro de 2023. Os documentos coletados utilizados dizem respeito a Atas de reuniões e textos publicados sobre a Incubacoop. As atividades realizadas foram Participação presencial em reuniões para construção de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades dos projetos cursos de capacitações, como por exemplo sobre o Diagnóstico Rápido Emancipador DRPE ministrado pelo Professor Dr. José Roberto Pereira visitas técnicas nas associações e coletivos como Curumim - Nepomuceno MG e Mariart - Lavras MG Leituras individuais e coletivas sobre Associativismo e Cooperativas Populares Representação presencial no evento Café Por Elas em Perdões organizado pela Associação de Mulheres Agricultoras de Perdões AMAGRI organização de processos de comunicação interna elaboração e aplicação da oficina ?Associações e Cooperativas Populares no evento UFLA de Portas abertas acompanhamento de projetos de incubação de Associações como a AMAGRI escrita e apresentação de resumos expandidos sobre a INCUBACOOP no Congresso de Extensão CONEX na Universidade Federal de Lavras apresentação sobre a INCUBACOOP para pessoas calouras no curso de Administração Pública auxílio na organização de agendas das visitas técnicas auxílio na comunicação entre o Projeto e a comunidade dentre outras atividades que se relacionam diretamente no decorrer dos projetos dentro da organização. Os resultados demonstram que a Incubacoop constitui um espaço de formação acadêmica estudantil que coloca em prática as categorias e princípios da cidadania deliberativa, evidenciando um processo dialógico de discussão dos temas colocados em pauta, oferecendo oportunidade para que todos os estudantes, de forma plural (LGBTQIAPN) participem em igualdade de opiniões e decisão, valorizando as pessoas como cidadãs, proporcionando a autonomia de cada um nas atividades, nos estimulando a alcançar a emancipação (identificar os problemas relacionados às atividades realizadas, a discutir suas causas e a encontrar as soluções coletivamente), no sentido de alcançar os objetivos de cada projeto e atividades correlacionadas.

Abstract: The objective of this final project is to report on my experience as a trainee at the Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP), highlighting the importance of this entity for student development at the Universidade Federal de Lavras - UFLA. The theoretical foundations were based on the categories of Deliberative Citizenship, namely discussion process inclusion pluralism participatory equality autonomy and common good. The methodology used was the participant observation and the document analysis to collect information, moreover the content analysis was used to analyze the collected information. The analysis of the experience was characterized as critical self-reflection through participant observation of some activities carried out at the entity from September 2022 to November 2023. The collected documents included meeting records and published texts about Incubacoop. The activities carried out were Participation in in-person meetings for the development of planning, monitoring, and evaluating the project activities training courses, such as the one on the Rapid Emancipatory Diagnosis (DRPE) taught by the Professor Dr. José Roberto Pereira technical visits to associations and collectives such as Curumim - Nepomuceno, MG -, and Mariart - Lavras, MG individual and group readings on Associativism and Popular Cooperatives in-person representation at the event ??Café Por Elas?? in Perdões, MG, organized by the Associação de Mulheres Agricultoras de Perdões (AMAGRI) organization of internal communication processes development and facilitation of the workshop Associations and Popular Cooperatives at the UFLA de Portas Abertas event support in the incubation projects of associations such as AMAGRI writing and presentation of extended abstracts about INCUBACOOP in Congresso de Extensão (CONEX) at the Universidade Federal de Lavras presentation about INCUBACOOP to freshmen and freshwomen of the Public Administration course assistance in organizing the agendas for technical visits support in communication between the project and the community, among other activities directly related to the ongoing projects within the organization. The results show that INCUBACOOP constitutes a space for academic and student development that puts into practice the categories and principles of deliberative citizenship, highlighting a dialogical process of discussing the topics addressed. It offers opportunities for all students, in a plural 9 manner (including LGBTQIAPN community individuals), to participate equally in opinion-sharing and decision-making, valuing people as citizens and promoting individual autonomy in activities. It encourages us to seek emancipation ?? identifying problems related to the activities carried out, discussing their causes, and finding collective solutions ?? with the aim of achieving the objectives of each project and related activities.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20252201810930

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Cristina Barbosa e Universidade Federal de Lavras

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