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Título: PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Título alternativo: FINANCIAL PLANNING FOR RETIREMENT PERCEPTION OF TEACHERS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS

Autoria de: Damaris Ketlyn de Sena Andrade Garcia

Orientação de: Erica Suelen do Nascimento

Coorientação de: Lilia Paula Andrade

Presidente da banca: Érica Suelen do Nascimento

Primeiro membro da banca: Gabriel Vieira Mandarino

Segundo membro da banca: Lilia Paula Andrade

Palavras-chaves: Planejamento financeiro, aposentadoria, educação financeira, educação previdenciária, investimentos

Data da defesa: 26/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 10/07/2025

Data da publicação: 10/07/2025

Referência: Garcia, D. K. d. S. A. PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2025. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O estudo teve como objetivo principal analisar a percepção dos docentes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre o planejamento financeiro para a aposentadoria. Especificamente, buscou identificar o perfil dos docentes que aderem ou não à previdência complementar, os fatores que influenciam essa decisão e o nível de conhecimento dos professores sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um questionário. Os resultados mostram que os principais motivos para o planejamento da aposentadoria são o desejo de manter um bom padrão de vida, garantir segurança financeira e complementar o benefício do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), em razão do teto limitado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A pesquisa aponta que os conhecimentos dos docentes sobre educação financeira e previdenciária são medianos, e mais de 30 deles não possuem planejamento financeiro para a aposentadoria ou não se preocupam com isso, o que é preocupante diante das limitações do sistema previdenciário. O estudo evidência a importância da educação financeira para promover um futuro mais seguro e consciente, sendo relevante não apenas para os docentes, mas também para a sociedade em geral. Além disso, traz reflexões sobre mudanças nas legislações dos regimes previdenciários. O estudo contribui para a compreensão do planejamento financeiro para a aposentadoria, promovendo a educação financeira e previdenciária.

Abstract: The studys main objective was to analyze the perceptions of faculty members at the Federal University of Lavras (UFLA) regarding financial planning for retirement. Specifically, it sought to identify the profile of faculty members who do or do not opt ????for supplementary pension plans, the factors that influence this decision, and their level of knowledge on the topic. This descriptive, quantitative study was conducted using a questionnaire. The results show that the main reasons for retirement planning are the desire to maintain a good standard of living, ensure financial security, and supplement the benefit of the Special Social Security Regime (RPPS), due to the limited ceiling of the National Institute of Social Security (INSS). The survey indicates that teachers knowledge of financial and pension education is average, and more than 30 of them do not have financial planning for retirement or do not care about it, which is worrying given the limitations of the pension system. The study highlights the importance of financial education in promoting a more secure and conscious future, relevant not only for teachers but also for society in general. Furthermore, it provides reflections on changes in pension system legislation. The study contributes to the understanding of financial planning for retirement, promoting financial and pension education.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20251202111247

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Damaris Ketlyn de Sena Andrade Garcia e Universidade Federal de Lavras

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