Título: A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Título alternativo: THE RELEVANCE OF FINANCIAL EDUCATION FOR THE BRAZILIAN POPULATION A SYSTEMATIC REVIEW
Autoria de: Nicolas Murilo Morais
Orientação de: Luiza Amalia Soares Franklin
Presidente da banca: Luiza Amalia Soares Franklin
Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz
Palavras-chaves: educação financeira, literacia financeira, endividamento, revisão sistemática, escola
Data da defesa: 17/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 30/06/2025
Data da publicação: 30/06/2025
Referência: Morais, N. M. A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A ausência da literacia financeira é um fator que afeta diretamente o bem-estar financeiro do indivíduo, principalmente no Brasil, que passou por um contexto histórico delicado devido ao problema da hiperinflação. Este trabalho tem como objetivo analisar a relevância da educação financeira para a população brasileira no século XXI, por meio de uma revisão sistemática da literatura. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizando o protocolo PRISMA (2020) para selecionar e avaliar os estudos. Foram analisados 11 artigos científicos de revisão, dos quais 90 apontaram a importância da implementação da educação financeira nos ensinos fundamental e médio, e 100 destacaram os benefícios desse conhecimento para o desenvolvimento pessoal a longo prazo. Os resultados demonstram que a educação financeira contribui significativamente para a formação de hábitos como o planejamento, a poupança e o consumo consciente, promovendo maior bem-estar e qualidade em todas as facetas da vida. Além disso, a ausência de literacia financeira está associada a altos níveis de endividamento, especialmente entre jovens. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão da educação financeira no currículo escolar e à capacitação de professores, visando à formação de cidadãos financeiramente responsáveis. A pesquisa também destaca a importância da educação financeira no contexto familiar e sua influência no comportamento econômico de indivíduos. Conclui-se que, apesar dos avanços, a temática ainda carece de maior disseminação e aprofundamento no Brasil.
Abstract: The lack of financial literacy is a factor that directly affects an individuals financial well-being, especially in Brazil, which has been through a delicate historical context due to the problem of hyperinflation. This study aims to analyze the relevance of financial education for the Brazilian population in the 21st century, through a systematic review of the literature. The research was conducted with a qualitative and descriptive approach, using the PRISMA protocol (2020) to select and evaluate the studies. Eleven scientific review articles were analyzed, of which 90 pointed out the importance of implementing financial education in elementary and high school, and 100 highlighted the benefits of this knowledge for long-term personal development. The results demonstrate that financial education contributes significantly to the formation of habits such as planning, saving, and conscious consumption, promoting greater well-being and quality in all facets of life. Furthermore, the lack of financial literacy is associated with high levels of debt, especially among young people. The study reinforces the need for public policies aimed at including financial education in school curricula and training teachers, aiming at developing financially responsible citizens. The research also highlights the importance of financial education in the family context and its influence on individuals economic behavior. It is concluded that, despite the advances, the topic still needs to be disseminated and explored more deeply in Brazil.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nicolas Murilo Morais e Universidade Federal de Lavras
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