Título: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O ENDIVIDAMENTO FAMILIAR BRASILEIRO
Título alternativo: FINANCIAL EDUCATION IN BRAZIL CHALLENGES AND SOLUTIONS FOR HOUSEHOLD INDEBTEDNESS
Autoria de: Rafael de Jesus Botrel
Orientação de: Renato Silverio Campos
Presidente da banca: Renato Silverio Campos
Primeiro membro da banca: Cássio Aparecido Borges Fernandes
Palavras-chaves: educação financeira, endividamento, políticas públicas, crédito, justiça social
Data da defesa: 12/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 26/06/2025
Data da publicação: 26/06/2025
Referência: Botrel, R. d. J. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O ENDIVIDAMENTO FAMILIAR BRASILEIRO. 2025. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O endividamento das famílias brasileiras alcançou níveis alarmantes nos últimos anos, revelando uma crise financeira com raízes estruturais profundas. Inserida nesse contexto, a educação financeira surge como uma ferramenta de enfrentamento, capaz de promover autonomia econômica e reduzir a vulnerabilidade social. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que contribuem para o endividamento das famílias brasileiras, especialmente das camadas mais pobres, e propor alternativas a partir da educação financeira crítica enquanto política pública. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo de relatórios institucionais, com destaque para os dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) e do Banco Central. Os resultados indicam que o endividamento está fortemente associado à superexploração da força de trabalho, ao descompasso entre renda e custo de vida, e ao uso do crédito como mecanismo de sobrevivência. Diante disso, são propostas soluções em três eixos consolidação da educação financeira como política pública permanente reformulação das regras de concessão de crédito, com foco em proteção social e criação de um programa nacional de renegociação de dívidas com caráter educativo. Conclui-se que o enfrentamento do endividamento exige políticas públicas estruturadas, intersetoriais e de longo prazo, pautadas por justiça social e educação emancipadora.
Abstract: The indebtedness of Brazilian families has reached alarming levels in recent years, exposing a financial crisis rooted in deep structural issues. Within this context, financial education emerges as a strategic tool to promote economic autonomy and reduce social vulnerability. This paper aims to analyze the main factors contributing to family indebtedness in Brazil, particularly among lower-income groups, and to propose alternatives through critical financial education as a public policy. The methodology included a literature review, document analysis, and content analysis of institutional reports, especially data from the PEIC (Consumer Debt and Default Survey) and the Central Bank. The results indicate that indebtedness is strongly linked to the overexploitation of labor, the mismatch between income and living costs, and the use of credit as a survival mechanism. Based on this, the study proposes three interrelated solutions establishing financial education as a permanent public policy reformulating credit granting rules to incorporate social protection and creating a national debt restructuring program with an educational focus. It concludes that addressing family indebtedness requires structured, long-term public policies, guided by social justice and emancipatory education.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael de Jesus Botrel e Universidade Federal de Lavras
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