SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA

Título alternativo: THE INFLUENCE OF PARTICIPATION IN COMPLEMENTARY CURRICULAR ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF PROFESSIONAL SKILLS A CASE STUDY OF PUBLIC ADMINISTRATION STUDENTS AT UFLA

Autoria de: Igor Verissimo Silva

Orientação de: Denis Renato de Oliveira

Coorientação de: -

Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira

Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz

Segundo membro da banca: Robson Rocha de Souza Junior

Palavras-chaves: Atividades Curriculares Complementares, Diretrizes Curriculares Nacionais, Administração Pública, Formação Acadêmica, Ensino Superior

Data da defesa: 30/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 08/07/2025

Data da publicação: 08/07/2025

Referência: Silva, I. V. A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA.

Abstract: This research is a study aimed at analyzing, from the perspective of current and former students of the Public Administration program at the Federal University of Lavras (UFLA), the influence of participating in Complementary Academic Activities (CAAs) on the development of the professional competencies outlined in the National Curriculum Guidelines (DCNs). Considering that academic education goes beyond the knowledge acquired solely in the classroom, the study investigates how activities such as internships, scientific initiation, and participation in study groups contribute to the enhancement of both practical and theoretical knowledge, as well as foster entrepreneurial spirit, autonomy, and a sense of belonging among students. Through a questionnaire applied to both current students and alumni of the program, the research identified individual perceptions regarding the importance, challenges, and benefits of participating in these activities. The results point to a general acknowledgment of the usefulness of CAAs, while also highlighting the need for more practical actions aligned with labor market demands. In this regard, the institutional strengthening of CAAs with a technical and participatory focus is recommended, in order to make the educational process more appealing and effective for Public Administration undergraduates.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20251202020817

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Igor Verissimo Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo