Título: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA
Título alternativo: THE INFLUENCE OF PARTICIPATION IN COMPLEMENTARY CURRICULAR ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF PROFESSIONAL SKILLS A CASE STUDY OF PUBLIC ADMINISTRATION STUDENTS AT UFLA
Autoria de: Igor Verissimo Silva
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Coorientação de: -
Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira
Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz
Segundo membro da banca: Robson Rocha de Souza Junior
Palavras-chaves: Atividades Curriculares Complementares, Diretrizes Curriculares Nacionais, Administração Pública, Formação Acadêmica, Ensino Superior
Data da defesa: 30/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 08/07/2025
Data da publicação: 08/07/2025
Referência: Silva, I. V. A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UM ESTUDO DE CASO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFLA.
Abstract: This research is a study aimed at analyzing, from the perspective of current and former students of the Public Administration program at the Federal University of Lavras (UFLA), the influence of participating in Complementary Academic Activities (CAAs) on the development of the professional competencies outlined in the National Curriculum Guidelines (DCNs). Considering that academic education goes beyond the knowledge acquired solely in the classroom, the study investigates how activities such as internships, scientific initiation, and participation in study groups contribute to the enhancement of both practical and theoretical knowledge, as well as foster entrepreneurial spirit, autonomy, and a sense of belonging among students. Through a questionnaire applied to both current students and alumni of the program, the research identified individual perceptions regarding the importance, challenges, and benefits of participating in these activities. The results point to a general acknowledgment of the usefulness of CAAs, while also highlighting the need for more practical actions aligned with labor market demands. In this regard, the institutional strengthening of CAAs with a technical and participatory focus is recommended, in order to make the educational process more appealing and effective for Public Administration undergraduates.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Igor Verissimo Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo