Título: IMPACTO DOS INVESTIMENTOS EM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EVASÃO ACADÊMICA UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (2015-2024)
Título alternativo: IMPACT OF INVESTMENTS IN STUDENT ASSISTANCE ON ACADEMIC DROPOUT A CASE STUDY AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS (2015-2024)
Autoria de: Rafael Rodrigues da Silva
Orientação de: Dany Flavio Tonelli
Presidente da banca: Dany Flávio Tonelli
Primeiro membro da banca: Déborah Mara Siade Barbosa
Segundo membro da banca: Janderson Martins Vaz
Palavras-chaves: Assistência estudantil, Evasão acadêmica, Permanência, Ensino superior, Políticas públicas
Data da defesa: 07/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 16/07/2025
Data da publicação: 16/07/2025
Referência: Silva, R. R. d. IMPACTO DOS INVESTIMENTOS EM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EVASÃO ACADÊMICA UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (2015-2024). 2025. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa o impacto dos investimentos em assistência estudantil na redução da evasão acadêmica na Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante o período de 2015 a 2024. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, com delineamento descritivo e configurada como estudo de caso, sendo baseada em dados institucionais que permitem observar, com profundidade, a realidade da universidade. O objetivo principal é compreender se há, de fato, uma relação entre o aumento dos recursos destinados à assistência estudantil e a diminuição da evasão acadêmica, considerando as especificidades dos cursos ofertados em períodos integral e noturno. O estudo está fundamentado em três eixos teóricos principais a trajetória das políticas públicas de assistência estudantil no Brasil, os conceitos e classificações da evasão no ensino superior e os mecanismos orçamentários que sustentam as ações de permanência. Para tanto, foram coletados dados sobre ingresso discente, índices de evasão e orçamento executado com ações de assistência estudantil. A análise foi feita em duas etapas inicialmente, por meio da análise estatística da correlação de Pearson, constatou-se uma correlação negativa forte (r -0,964) entre os investimentos e os índices de evasão, sugerindo que, quanto maior o investimento, menor a evasão. Na etapa seguinte, os resultados foram analisados qualitativamente, considerando o contexto institucional e conjuntural, como a pandemia da COVID-19, crises econômicas e mudanças nas políticas públicas. Constatou-se que, embora os dados quantitativos indiquem uma forte associação, a efetividade da assistência estudantil depende também de políticas institucionais complementares, como acolhimento, apoio psicopedagógico e estratégias de inclusão digital. A pesquisa conclui que o enfrentamento da evasão acadêmica em instituições públicas de ensino superior exige um olhar integrado entre orçamento, planejamento institucional e políticas de permanência. O estudo oferece subsídios para gestores, formuladores de políticas públicas e pesquisadores interessados em compreender e fortalecer a permanência estudantil no ensino superior federal.
Abstract: This study analyzes the impact of student assistance investments on reducing academic dropout at the Federal University of Lavras (UFLA), from 2015 to 2024. It adopts a qualitative and quantitative approach, designed as a case study, based on institutional data that allow a deep observation of the universitys reality. The main goal is to understand whether there is a real relationship between increased funding for student assistance and the reduction in academic dropout, considering the characteristics of full-time and evening courses. The study is based on three main theoretical axes the development of student assistance policies in Brazil, concepts and classifications of dropout in higher education, and budget mechanisms that support retention actions. Data were collected on student enrollment, dropout rates, and executed budgets related to student assistance. The analysis was conducted in two stages initially, through the application of Pearson????s correlation analysis a strong negative correlation (r -0.964) between investments and dropout rates, suggesting that higher investment is associated with lower dropout. In the second stage, results were interpreted qualitatively, considering institutional and contextual factors such as the COVID-19 pandemic, economic crises, and changes in public policies. It was found that, although quantitative data show a strong association, the effectiveness of student assistance also relies on complementary institutional policies, such as student welcoming, psychopedagogical support, and digital inclusion strategies. The research concludes that tackling academic dropout in public higher education institutions requires an integrated view of budgeting, institutional planning, and student retention policies. The study offers valuable insights for administrators, policymakers, and researchers interested in understanding and strengthening student retention in federal higher education.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Rodrigues da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo