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Título: MULHERES E O ACESSO À CARREIRA DOCENTE DESAFIOS E AVANÇOS DAS DINÂMICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ACADÊMICO

Autoria de: Helena de Luna Beraldo

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Cássio Aparecido Borges Fernandes

Palavras-chaves: gênero, carreira docente, espaço acadêmico, democratização, desafios

Data da defesa: 31/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 09/02/2025

Data da publicação: 09/02/2025

Referência: Beraldo, H. d. L. MULHERES E O ACESSO À CARREIRA DOCENTE DESAFIOS E AVANÇOS DAS DINÂMICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ACADÊMICO. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A presença de mulheres na docência no espaço acadêmico vem crescendo exponencialmente ao longo das últimas décadas. Sabe-se que a trajetória feminina é composta por diversas adversidades, refletindo tanto em avanços notáveis, quanto em dificuldades excepcionais e atrasos constantes. Historicamente, o ensino superior era um território dominado por homens, do qual as mulheres foram excluídas, sendo permitida sua entrada apenas muito tempo depois, e ainda assim, com restrições na carreira docente. Durante séculos, suas carreiras foram consideradas ????suplementares????, pois os papéis atribuídos às mulheres eram vistos como mais adequados ao lar do que ao mercado de trabalho. Por conseguinte, a dupla jornada de trabalho feminina, resultante da combinação do turno profissional com as realizações de tarefas domésticas, impacta negativamente tanto nas suas condições de vida, quanto na desigualdade de gênero. Em suma, ainda persistem contrariedades que atrasam a plena igualdade de gênero neste contexto, como os estereótipos de gênero, preconceitos estruturais e, principalmente, a maternidade, assim sendo, formas sutis de discriminação na percepção da competência feminina. À vista disso, sem políticas institucionais de apoio às mães acadêmicas, como licenças-maternidade adequadas e infraestrutura para cuidado infantil, muitas acabam enfrentando interrupções ou desacelerações em suas carreiras. Tais desafios demandam a implementação de novas políticas públicas e institucionais que promovam a igualdade de gênero na academia e na sociedade como um todo. Destarte, embora as mulheres tenham conquistado avanços significativos na carreira docente, a democratização plena do ambiente acadêmico requer a superação de obstáculos estruturais, culturais e sociais.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20242202020704

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Helena de Luna Beraldo e Universidade Federal de Lavras

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