Título: INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS DE TRÁFEGO PAGO NOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS COM MAIS DE 300.000 HABITANTES
Autoria de: Mateus da Silva Amaral
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira
Primeiro membro da banca: Deborah Mara Siade Barbosa
Palavras-chaves: Estratégias políticas, Comunicação eleitoral, Marketing eleitoral, Tráfego pago, Desempenho Eleitoral
Data da defesa: 03/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 07/02/2025
Data da publicação: 07/02/2025
Referência: Amaral, M. d. S. INFLUÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS DE TRÁFEGO PAGO NOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS MINEIROS COM MAIS DE 300.000 HABITANTES. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O uso de tráfego pago como estratégia de marketing eleitoral tem se consolidado como uma prática que permite aos candidatos políticos segmentar suas mensagens e alcançar públicos específicos em suas campanhas. Considerando isso, o objetivo principal desta pesquisa foi examinar como os investimentos em tráfego pago impactaram os resultados de eleições para prefeito de oito cidades de Minas Gerais, considerando dados de desempenho, histórico político e estratégias gerais. A pesquisa foi conduzida com base em dados secundários obtidos da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo informações sobre despesas de campanha e resultados eleitorais. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, os dados foram tabulados e comparados para identificar padrões entre investimentos em tráfego pago e o desempenho eleitoral dos candidatos. Os resultados sugerem que o tráfego pago é relevante para ampliar a visibilidade de campanhas, mas sua eficácia pode depender de fatores estratégicos, como alianças políticas, engajamento orgânico e histórico eleitoral. Em municípios como Uberlândia e Ribeirão das Neves, por exemplo, o maior investidor em tráfego pago foi eleito, enquanto em Uberaba, o candidato que realizou os maiores investimentos não garantiu sua vitória, evidenciando a importância do uso de estratégias integradas. Por fim, nota-se que o tráfego pago é uma ferramenta estratégica importante, mas que pode não ser determinante. Mesmo que esse trabalho tenha contribuído para a compreensão do papel do marketing digital em cenários eleitorais e abra caminho para discussões acadêmicas mais aprofundadas sobre o tema, sugere-se que futuras pesquisas incluam dados primários para avaliar de forma mais detalhada as estratégias por trás das campanhas digitais.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mateus da Silva Amaral e Universidade Federal de Lavras
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