Título: BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA NO BRASIL O PAPEL DAS PARCERIAS ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS E MULTINACIONAIS
Autoria de: Caio Henrique Vieira Barbosa
Orientação de: Cristina Lelis Leal Calegario
Presidente da banca: Cristina Lelis Leal Calegario
Primeiro membro da banca: Marco Túlio Dinali Viglioni
Palavras-chaves: Parcerias Público-Privadas, Biotecnologia Agrícola, Inovação, Empresas Multinacionais, Empresas Públicas
Data da defesa: 15/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 30/08/2024
Data da publicação: 30/08/2024
Referência: Barbosa, C. H. V. BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA NO BRASIL O PAPEL DAS PARCERIAS ENTRE EMPRESAS PÚBLICAS E MULTINACIONAIS. 2024. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, analisar o impacto das parcerias entre empresas públicas e multinacionais no avanço do setor de biotecnologia agrícola brasileiro. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos específicos listar as parcerias entre empresas públicas e multinacionais no período de janeiro de 2003 a junho de 2024 e verificar os principais resultados dessas parcerias, destacando seus efeitos na inovação tecnológica do setor. A metodologia adotada incluiu a coleta e análise de dados do Registro Nacional de Cultivares (RNC), com foco nas cultivares de soja, milho e algodão transgênicas. Os dados incluíram o número de cultivares registradas, os eventos genéticos utilizados e as regiões de registro. Os resultados indicaram que a Embrapa se destacou com um número significativo de cultivares registradas, em parceria principalmente com a Monsanto (Bayer) e a BASF, bem como com outras instituições estaduais. As parcerias público-privadas mostraram-se promissoras para o desenvolvimento do setor, permitindo a ocorrência de absorção de conhecimento externo e seu uso para a geração de inovação pelas empresas públicas brasileiras que possuem potencial para utilizar os genes desenvolvidos por grandes empresas e ainda adaptá-las às diferentes regiões do país. Concluiu-se que as parcerias estratégicas entre empresas públicas brasileiras e multinacionais têm potencial para impulsionar a inovação no setor de biotecnologia agrícola no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de cultivares mais produtivas e resistentes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caio Henrique Vieira Barbosa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo