SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: PERMANÊNCIA MATERIAL E PERMANÊNCIA SIMBÓLICA DE ESTUDANTES NEGROS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS

Título alternativo: MATERIAL PERMANENCE AND SYMBOLIC PERMANENCE OF BLACK STUDENTS IN FEDERAL UNIVERSITIES OF MINAS GERAIS

Autoria de: Gabriel Pacheco Felomeno

Orientação de: Rafael Rodrigues de Castro

Coorientação de: Renato Silverio Campos

Presidente da banca: Rafael Rodrigues de Castro

Primeiro membro da banca: Renato Silvério Campos

Segundo membro da banca: Camila Simões Rosa

Palavras-chaves: Política de Assistência Estudantil, Permanência Estudantil, Universidades Federais, Estudantes Negros, Políticas de Ações Afirmativas

Data da defesa: 15/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Felomeno, G. P. PERMANÊNCIA MATERIAL E PERMANÊNCIA SIMBÓLICA DE ESTUDANTES NEGROS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS. 2024. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A desigualdade social e racial no Brasil exerce uma influência significativa na formação da sociedade. O legado histórico da escravidão deixou marcas profundas que continuam a implicar na vida da população negra até os dias atuais. O mito ??democracia racial?? contribui para a perpetuação dessa desigualdade, marginalizando discussões sobre a realidade enfrentada pela população negra. A vida acadêmica dos estudantes negros no Brasil reflete a desigualdade racial do país. Embora as Políticas de Ações Afirmativas, como Cotas Raciais, tenham aumentado a inclusão no Ensino Superior, e as Políticas de Permanência Estudantil reduzido a evasão, os desafios ainda persistem, tanto na permanência em nível material quanto na permanência em nível simbólico. Tendo como foco a permanência da população negra no ambiente acadêmico, o presente trabalho se propõe a responder a pergunta de pesquisa Como a Permanência Material e Permanência Simbólica são abordadas na Política de Assistência Estudantil (PAE) nas Universidades Federais (UFs) de Minas Gerais? Assim, o objetivo é analisar como a Permanência Material e Permanência Simbólica são abordadas na PAE dessas Universidades, a partir do que está disponível nos sites institucionais. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de caráter qualitativo, visto que foi necessária a compreensão das políticas assistenciais adotadas pelas 11 UFs de Minas Gerais, por meio da pesquisa documental. Para tanto, foram realizadas as buscas dos documentos nos sites das Instituições de Ensino. Esses resultados trouxeram um panorama a respeito de como a PAE é trabalhada pelas UFs mineiras, em relação a permanência material e simbólica. O presente estudo oferece uma contribuição significativa ao realizar uma análise qualitativa das PAEs. Sobretudo, destaca a importância das políticas voltadas aos estudantes negros, que, comumente, são marginalizados e estigmatizados pelo rótulo da carência.

Abstract: Social and racial inequality in Brazil has a significant influence on the formation of society. The historical legacy of slavery has left deep scars that continue to affect the lives of the black population to this day. The myth of a ??racial democracy?? contributes to the perpetuation of this inequality, marginalizing discussions about the reality faced by the black population. The academic life of black students in Brazil reflects the country??s racial inequality. Although Affirmative Action Policies, such as Racial Quotas, have increased inclusion in Higher Education, and Student Retention Policies have reduced dropout rates, challenges still persist, both in terms of material and symbolic retention. Focusing on the retention of the black population in the academic environment, this paper aims to answer the research question How are Material and Symbolic Retention addressed in the Student Assistance Policy (SAP) at Federal Universities (FUs) in Minas Gerais? Thus, the objective is to analyze how Material and Symbolic Retention are addressed in the PAE of these Universities. Regarding the methodological aspects, the research is qualitative in nature, since it was necessary to understand the welfare policies adopted by the 11 FUs of Minas Gerais, through documentary research. To this end, searches for documents were carried out on the websites of the Educational Institutions. These results provided an overview of how the SAP is worked on by the FUs of Minas Gerais, in relation to material and symbolic permanence. The present study offers a significant contribution by carrying out a qualitative analysis of the SAPs. Above all, it highlights the importance of policies aimed at black students, who are commonly marginalized and stigmatized by the label of need.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20241202010939

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Pacheco Felomeno e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo