Título: DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Título alternativo: DIFFICULTIES OF PERMANENCE OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION
Autoria de: Milleny Santos Silva
Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim
Presidente da banca: Nathalia de Fatima Joaquim
Primeiro membro da banca: Mariana Barbosa de Souza
Palavras-chaves: Inclusão, Permanência, Pessoas com deficiência, Políticas Públicas, Universidade
Data da defesa: 08/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 27/08/2024
Data da publicação: 27/08/2024
Referência: Silva, M. S. DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR . 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente trabalho intitulado ??Dificuldade de Permanência de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior?? propõe compreender os desafios que as pessoas com deficiência encontram ao tentarem concluir o ensino superior, considerando os aspectos físicos, sociais e acadêmicos que impactam diretamente na sua permanência na instituição de ensino. A pesquisa se concentra na implementação e eficácia das políticas públicas e institucionais de inclusão, bem como no impacto das barreiras encontradas neste processo. A análise dessas diferentes dimensões é fundamental para compreender os desafios que dificultam a trajetória acadêmica de estudantes com deficiência. Com base nas análises realizadas, este estudo propõe soluções e recomendações para melhorar a permanência desses estudantes, sugerindo intervenções práticas para superar as barreiras identificadas. A escolha deste tema é justificada pela necessidade urgente de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades no ensino superior, assegurando que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, tenham acesso a uma educação de qualidade. Desse modo, é importante a compreensão do impacto das políticas públicas de permanência para a não evasão de alunos com deficiência no ensino superior.
Abstract: This paper, entitled ??Difficulties in Retaining People with Disabilities in Higher Education,?? aims to understand the challenges that people with disabilities encounter when trying to complete higher education, considering the physical, social, and academic aspects that directly impact their retention in the educational institution. The research focuses on the implementation and effectiveness of public and institutional inclusion policies, as well as the impact of the barriers encountered in this process. The analysis of these different dimensions is essential to understand the challenges that hinder the academic trajectory of students with disabilities. Based on the analyses carried out, this study proposes solutions and recommendations to improve the retention of these students, suggesting practical interventions to overcome the identified barriers. The choice of this theme is justified by the urgent need to promote inclusion and equal opportunities in higher education, ensuring that all students, regardless of their physical conditions, have access to quality education. Therefore, it is important to understand the impact of public retention policies to prevent students with disabilities from dropping out of higher education.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Milleny Santos Silva e Universidade Federal de Lavras
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