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Título: O IMPACTO DO TRABALHO INFANTIL NO DESEMPENHO ESCOLAR UM ESTUDO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Título alternativo: The Impact of Child Labor on School Performance A Study in the State of Minas Gerais

Autoria de: Lucas Vinicio Souza Jorge

Orientação de: Marcos de Oliveira Garcias

Presidente da banca: Marcos de Oliveira Garcias

Primeiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Segundo membro da banca: Mariana Barbosa de Souza

Palavras-chaves: Trabalho infantil, Desempenho escolar, Políticas públicas, Microdados, Variáveis socioeconômicas

Data da defesa: 27/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 02/09/2024

Data da publicação: 02/09/2024

Referência: Jorge, L. V. S. O IMPACTO DO TRABALHO INFANTIL NO DESEMPENHO ESCOLAR UM ESTUDO NO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A análise dos microdados da PNAD Contínua 2022 mostra que o trabalho infantil continua sendo um desafio significativo no Brasil. De acordo com os dados, aproximadamente 1,88 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam envolvidos em trabalho infantil, representando cerca de 5 da população total nessa faixa etária. Essa realidade persiste apesar da proibição legal estabelecida pelo Art. 60 da Lei n.º 8.069, que considera ilegal o trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz (Brasil, 1990). No contexto específico de Minas Gerais, esses números ganham especial relevância, considerando a economia diversificada do estado e a presença significativa de crianças e adolescentes em áreas rurais. A análise dos microdados sugere que o trabalho infantil impacta diretamente o desempenho escolar, uma vez que a dupla jornada de trabalho e estudo resulta em cansaço, falta de tempo para atividades educacionais e, muitas vezes, no abandono escolar. Além disso, o trabalho é frequentemente reali

Abstract: The analysis of the PNAD Contínua 2022 microdata shows that child labor continues to be a significant challenge in Brazil. According to the data, approximately 1.88 million children and adolescents aged 5 to 17 were involved in child labor, representing about 5 of the total population in this age group. This reality persists despite the legal prohibition established by Article 60 of Law No. 8,069, which deems labor for those under 16 years old illegal, except for those in the condition of apprentices (Brazil, 1990). In the specific context of Minas Gerais, these numbers gain particular relevance, given the states diverse economy and the significant presence of children and adolescents in rural areas. The analysis of the microdata suggests that child labor directly impacts academic performance, as the dual burden of work and study results in fatigue, lack of time for educational activities, and often, school dropout. Additionally, work is frequently performed under dangerous conditions that are harmful to ch

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20241202010229

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Vinicio Souza Jorge e Universidade Federal de Lavras

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