Título: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAM COMBATER O ALCOOLISMO ESTUDO DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS
Autoria de: Maiquel Antonio Diogo Marcal
Orientação de: Renato Silverio Campos
Presidente da banca: Renato Silvério Campos
Primeiro membro da banca: Cássio Aparecido Borges Fernandes
Palavras-chaves: Alcoolismo, Política Pública, Gestão Pública Municipal, Avaliação, Monitoramento
Data da defesa: 12/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 27/08/2024
Data da publicação: 27/08/2024
Referência: Marcal, M. A. D. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAM COMBATER O ALCOOLISMO ESTUDO DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O consumo de bebidas alcoólicas é uma prática cultural difundida mundialmente. Reconhecida como uma doença crônica pelo médico sueco Magnus Huss no século XIX, Kaplan e Sadock (1993) descreveram o alcoolismo como um transtorno com sérias complicações psicológicas, médicas e relacionais. Recentemente, a Saúde Pública tem abordado o consumo abusivo de álcool com definições e critérios de organizações como a OMS e o NIAAA. No Brasil, cerca de 19 da população é afetada pelo consumo abusivo de álcool, contribuindo para 3,3 milhões de mortes anuais. A pandemia de COVID-19 aumentou esse consumo em 17,6. Este estudo investiga as políticas públicas municipais de um município de Minas Gerais no combate ao alcoolismo entre 2019 e 2023, descrevendo essas políticas, levantando dados sobre o alcoolismo, avaliando a eficácia das estratégias adotadas, identificando obstáculos e sugerindo melhorias. Utiliza-se a pesquisa qualitativa, abrangendo bases de dados acadêmicas, documentos da Secretaria de Saúde, sites institucionais, leis municipais e portais de órgãos governamentais. Conclui-se que o município não dispõe de políticas públicas eficazes contra o uso excessivo de álcool tanto para funcionários quanto para cidadãos em geral, necessitando de melhor monitoramento, registro de casos, políticas diretivas específicas, campanhas educativas e monitoramento eficaz. A escassez de estudos e a necessidade de novas pesquisas para desenvolver técnicas de tratamento e ações de saúde, especialmente na prevenção do consumo de álcool no ambiente de trabalho, escolar e familiar, devem estar nas agendas principais.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maiquel Antonio Diogo Marcal e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo