SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: PANDEMIA DA COVID-19 E A FORMALIZAÇÃO DE MICROEMPRESAS NOS ESTADOS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL

Autoria de: Sandy Hellen Jesus Seabra

Orientação de: Janderson Martins Vaz

Presidente da banca: Janderson Martins Vaz

Primeiro membro da banca: Déborah Mara Siade Barbosa

Palavras-chaves: Covid-19, OMS, microempresas, IBGE, PNAD

Data da defesa: 07/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Seabra, S. H. J. PANDEMIA DA COVID-19 E A FORMALIZAÇÃO DE MICROEMPRESAS NOS ESTADOS DAS REGIÕES SUDESTE E SUL. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A Covid-19 é uma doença infecciosa causada por um vírus e traz consigo diversos problemas e sintomas as pessoas. Diante o exposto, a Covid-19 que surgiu no final de 2019 em Wuhan na China, foi se espalhando e contaminando muitas pessoas ao redor do mundo. Assim a OMS (Organização Mundial da Saúde) a classificou como pandemia e isso acarretou o fechamento de muitas empresas e escolas, além de redução em jornadas de trabalho, o sistema de saúde entrou em colapso e a economia se abalou. Diante tal situação foi preciso que medidas mais drásticas fossem tomadas, isso é, a OMS, decretou o distanciamento social em todo o mundo, como forma de conter o avanço da doença. Portanto com o distanciamento social foi preciso que empresas se reinventassem, através do meio tecnológico, para continuarem suas vendas, principalmente setores como o comércio e prestadores de serviços, constituídos de Microempresas (ME), na qual é um pequeno negócio, também considerado porte de empresa, isto é, uma especificação quanto ao seu tamanho. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto da pandemia da covid 19 sobre o processo de formalização de microempresas em alguns estados da região Sudeste e Sul durante a pandemia e posteriormente após a pandemia. Para o desenvolvimento utilizou-se métodos diversos como materiais desenvolvidos por diversos autores, além de artigos, textos de blogs e revistas, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), para a obtenção de informações condizentes com o assunto abordado. Para além utilizou-se como base a Lei Complementar nº 1232006 para regulamentar o tratamento diferenciado ao setor de microempresas. Ainda a pesquisa irá apresentar a coleta de dados obtidas através do IBGE e PNAD. A pesquisa é quantitativa, na qual teve como procedimento obter dados através de gráficos do Mapa de Empresas, que é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para obtenção de informações mensais sobre o processo de registros de empresas, bem como seu tempo médio para abertura, além de empreendimentos abertos e fechados, detalhes de sua localização e atividades desempenhadas. A coleta de dados foi realizada utilizando dados secundários, os quais foram extraídos do site do Governo Federal (Mapa de Empresas) sobre as microempresas abertas no ano de 2019 até o ano de 2021 em todos os estados que compõem a Região Sudeste e Sul. Enfim por meio do estudo os resultados obtidos mostraram que houve influência da pandemia na formalização de novas microempresas e que as pessoas buscaram empreender durante este período a fim de obterem novas fontes de renda.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20241201811211

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sandy Hellen Jesus Seabra e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo