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Título: AÇÕES EMPREENDEDORAS NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS

Autoria de: Sara Aparecida Marques Silva

Orientação de: Daniela Meirelles Andrade

Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade

Primeiro membro da banca: Camila de Assis Silva

Segundo membro da banca: Priscilla Oliveira Nascimento

Palavras-chaves: pós-pandemia, metodologias, ativas, ação, empreendedora

Data da defesa: 13/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 20/07/2023

Data da publicação: 20/07/2023

Referência: Silva, S. A. M. AÇÕES EMPREENDEDORAS NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS. 2023. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com a adoção do isolamento social no ano de 2020, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus vários segmentos da sociedade tiveram seu funcionamento modificado, inclusive a educação. No Brasil, as atividades escolares tiveram continuidade por meio do ensino remoto emergencial, entretanto nesse período os alunos desenvolveram e ou intensificaram as dificuldades já existentes. Quando as aulas retornaram após o desenvolvimento de vacinas, as instituições de ensino se depararam com alunos com lacunas na aprendizagem, desmotivados e com o emocional abalado. Por essa razão, é necessário que os professores desenvolvam metodologias diferenciadas e inovadoras para que a aprendizagem se torne atrativa aos estudantes e quando os docentes adotam métodos inovadores podem ser considerados empreendedores, pois a inovação é um dos elementos que integram a ação empreendedora. Dessa forma, por meio desse trabalho, buscou-se verificar a existência de ações empreendedoras relacionadas ao pós-pandemia, em uma cidade do sul de Minas Gerais. Para isso, o referencial teórico foi divido em três tópicos. No primeiro foi feita uma contextualização do período pandêmico e as implicações na educação das crianças, já que as escolas não puderam dar continuidade em suas atividades de forma presencial. No segundo tópico, foi feita a conceituação de metodologias ativas, seus benefícios como uma alternativa de ensino que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem para que esta torne-se significativa e qual a sua relação com o empreendedorismo. No último tópico do referencial foi resgatado o conceito de empreendedorismo, seu contexto histórico, tipos de empreendedorismo, ação empreendedora e educação empreendedora. E, ainda, nesse tópico, foram definidos seis elementos presentes na ação empreendedora, como identificação de oportunidade, ação coletiva, planejamento, monitoramento, persistência e inovação que se tornaram categorias para fazer a análise dos resultados por meio da análise de conteúdo da Bardin. A partir disso, o método utilizado na pesquisa foi o qualitativo e para colher as informações, inicialmente, foi apresentado um vídeo às professoras da educação infantil e do ensino fundamental I da escola pesquisada, com conceitos de empreendedorismo, ação empreendedora e sua aplicação no contexto escolar. A seleção das docentes que seriam entrevistadas aconteceu por manifestação voluntária de realizar ou não uma ação empreendedora após assistirem à apresentação. Nesse sentido, três professoras foram convidadas a participar de um roteiro de entrevistas semiestruturado com o objetivo de identificar se as ações relatadas eram empreendedoras e se tinham relação com a pandemia. Os resultados apresentados constaram com a realização de três ações empreendedoras, das quais, duas delas estão relacionadas com as consequências da pandemia. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a realização de novos estudos de ação empreendedora na educação no período pós pandêmico.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20231201910750

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sara Aparecida Marques Silva e Universidade Federal de Lavras

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