Título: QUALIDADE EM SERVIÇOS DE UMA FUNDAÇÃO LOCALIZADA NO SUL DE MINAS GERAIS
Autoria de: Wellington Azevedo Silva Moterani
Orientação de: Daniela Meirelles Andrade
Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade
Primeiro membro da banca: Milena Abreu Ávila
Palavras-chaves: Fundações de apoio, Mecanismos de Avaliação e Controle, Qualidade em serviços, Pesquisa de Satisfação, Percepção dos usuários
Data da defesa: 13/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 01/08/2023
Data da publicação: 01/08/2023
Referência: Moterani, W. A. S. QUALIDADE EM SERVIÇOS DE UMA FUNDAÇÃO LOCALIZADA NO SUL DE MINAS GERAIS. 2023. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: No sul de Minas Gerais, encontra-se uma fundação de apoio que, em busca de saúde financeira e eficiência nos processos, em meados de junho de 2022, uma nova Diretoria Executiva assumiu a gestão. Desde então, a fundação passou por várias reformas em sua estrutura operacional, buscando a legalidade dos processos de compras e maior transparência, o que gerou diversas queixas, principalmente em relação ao tempo necessário para efetivar os pedidos de compras e pagamentos de bolsas. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços prestados por uma fundação de apoio à uma universidade localizada no sul de Minas Gerais, partindo do pressuposto de que as fundações de apoio oferecem serviços aos pesquisadores de universidades públicas para o desenvolvimento de projetos dos mais diversos âmbitos social, econômico, cultural e educacional. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se do estudo de caso. Inicialmente, definiu-se as Fundações de Apoio, seus respectivos Mecanismos de Avaliação e Controle e a Qualidade em Serviço, destacando suas dimensões. Além disso, foi estabelecido como objetivos específicos caracterizar os respondentes, identificar o grau de satisfação em relação ao atendimento e aos serviços por meio de uma pesquisa de opinião. Essa pesquisa foi realizada utilizando um formulário Google com perguntas relacionadas ao tema proposto. Os dados coletados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Por fim, foi elaborado conclusões sobre o estudo da questão investigada, nas quais foram propostas recomendações para a medição do grau de satisfação utilizando o modelo de lacunas na qualidade de serviços conhecido como SERVQUAL. Acredita-se que esse estudo contribuiu para a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, bem como para uma melhor compreensão da realidade do ambiente de trabalho em questão. Espera-se que essa pesquisa possa fornecer subsídios para a proposição de novos estudos, com foco em soluções para os problemas identificados a partir das percepções dos usuários.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Wellington Azevedo Silva Moterani e Universidade Federal de Lavras
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