Título: OBRIGAÇÃO OU PROPÓSITO? ADERÊNCIA ENTRE AS AÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Autoria de: Leticia Fidencio Vilela
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira
Primeiro membro da banca: Jose de Arimateia Dias Valadao
Segundo membro da banca: Janderson Martins Vaz - Suplência
Palavras-chaves: Desenvolvimento Sustentável, Consórcios Públicos, Planejamento, Municípios, Políticas
Data da defesa: 06/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Vilela, L. F. OBRIGAÇÃO OU PROPÓSITO? ADERÊNCIA ENTRE AS AÇÕES DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE LAVRAS AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A adequação das políticas e estratégias das instituições públicas aos objetivos de desenvolvimento sustentável tem se tornado pauta importante de discussão, sobretudo acerca do modo como essas organizações têm buscado atender às necessidades de proteção social. Considerando que os consórcios públicos intermunicipais são associações voluntárias de municípios que se unem para gerir e prover serviços públicos de forma conjunta e mais eficiente, seja do ponto de vista econômico ou social. Mas afinal, será que as ações desses arranjos colaborativos têm observado e estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? O objetivo dessa pesquisa foi analisar a aderência das estratégias e políticas do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Lavras (CISLAV) aos ODS. O método utilizado contempla a realização de entrevistas, bem como se respalda pela análise de documentos da instituição, que baseiam a compreensão da atuação impositiva (obrigatória) eou planejada (proposital) do consórcio neste sentido. A partir do diagnóstico organizacional foi possível aferir que as políticas e ações estratégicas do CISLAV não são predominantemente aderentes aos ODS, ou seja, nota-se que o consórcio opera considerando ações estratégias mais emergenciais do que deliberadas. De forma conclusiva, os consórcios precisam considerar a possibilidade de orientar-se a partir dos ODS, usando as ferramentas de planejamento estratégico para a promoção de ações e projetos que pautam sobre sustentabilidade em suas diferentes concepções.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Fidencio Vilela e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo