Título: Educação financeira para tomadores de crédito no Brasil
Título alternativo: Financial education for borrowers in Brazil
Autoria de: Pedro Henrique Lacerda Ferreira
Orientação de: Renato Silverio Campos
Coorientação de: Renato Silvério Campos
Presidente da banca: Renato Silverio Campos
Primeiro membro da banca: Lilia Paula Andrade
Palavras-chaves: Crédito, Empréstimo, Endividamento, Inadimplência, Letramento financeiro.
Data da defesa: 12/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 23/07/2023
Data da publicação: 23/07/2025
Referência: Ferreira, P. H. L. Educação financeira para tomadores de crédito no Brasil. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A modernidade traz consigo a cultura do consumo aliada a tecnologia e comunicação, há o apelo ao consumo dos desejos, além de um acesso ao crédito cada vez menos burocrático ao consumidor. Por outro lado, uma massa de consumidores também utiliza o crédito como complemento de renda para o consumo de itens essências a sobrevivência da família, isso devido a crise econômica, a alta inflação e a precarização das formas de trabalho. As desigualdades se mostram em dois grupos de tomadores aqueles que adquirem para o pagamento de dividas devido ao consumo e aqueles que tomam para investimentos, seguridade e poupança. Atualmente, o endividamento atinge mais de 80 das famílias, principalmente, no uso do cartão de crédito e cheque especial, percebe-se que o tomador de crédito tem pouco ou nenhum planejamento sobre as finanças a longo prazo. É neste sentido, que a Educação Financeira pode atuar junto as famílias tomadoras de crédito e também sobre as famílias endividadas, atuando como um processo de ensino do orçamento, das finanças e investimentos, levando em conta o contexto das dívidas e do próprio dinheiro. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é discutir e refletir sobre a educação financeira para tomadores de crédito. Como metodologia optou-se pela revisão de literatura, nas principais bases de pesquisa acadêmica como Scielo, Google acadêmico, sites governamentais afins, livros e periódicos relacionados ao tema, através dos descritores tomador de crédito, educação financeira e endividamento familiar.
Abstract: Modernity brings with it the culture of consumption allied to technology and communication, there is the appeal to the consumption of desires, in addition to an increasingly less bureaucratic access to credit to the consumer. On the other hand, a mass of consumers also use credit as a complement of income for the consumption of items essential to the survival of the family, due to the economic crisis, high inflation and the precariousness of the forms of work. The inequalities show themselves in two groups of borrowers those who acquire credit to pay off debts due to consumption and those who acquire it for investments, security and savings. Currently, indebtedness reaches more than 80 of families, mainly through the use of credit cards and overdrafts. It is in this sense that Financial Education can work with families who take credit and also on indebted families, acting as a teaching process of budgeting, finances and investments, taking into account the context of debts and money itself. The main objective of this work, therefore, is to discuss and reflect about financial education for borrowers. As methodology, it was chosen the literature review, in the main bases of academic research such as Scielo, Google Scholar, related governmental sites, books and periodicals related to the theme, through the descriptors borrower of credit, financial education, and financial education or borrowers. As methodology it was opted for the literature review, in the main bases of academic research such as Scielo, Google academic, related government sites, books and periodicals related to the theme, through the descriptors borrower of credit, financial education and family indebtedness.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Lacerda Ferreira e Universidade Federal de Lavras
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