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Título: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA ENTRE A PESQUISA E A EXTENSÃO

Título alternativo: TRAINING FOR PUBLIC POLICY MANAGEMENT COUNCILS AN ANALYSIS OF EDUCATION FOR PARTICIPATION BASED ON A EXPERIENCE BETWEEN RESEARCH AND EXTENSION

Autoria de: Fabio Moreira Cogue

Orientação de: Julia Moretto Amancio

Presidente da banca: Júlia Moretto Amâncio

Primeiro membro da banca: Camila Maria Risso Sales

Segundo membro da banca: Gabriela Cristina Braga Navarro

Palavras-chaves: Participação social, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Educação Política, Capacitação para Conselhos, Educação para participação

Data da defesa: 01/12/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/12/2022

Data da publicação: 06/12/2022

Referência: Cogue, F. M. CAPACITAÇÃO PARA CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA ENTRE A PESQUISA E A EXTENSÃO. 2022. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho traz consigo o desafio de contribuir para o fortalecimento da participação e controle social em um município de médio porte no sul de Minas Gerais através de uma interface entre a extensão e pesquisa. O objetivo principal foi a oferta e reflexão quanto a um processo de capacitação para conselhos gestores de políticas públicas. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação para desenvolvimento e avaliação do processo de formação. Foram realizados quatro encontros presenciais, aplicados questionários de avaliação, além de entrevista em profundidade com a Casa dos Conselhos para compreender quanto ao seu papel para os conselhos gestores do município. Embora o processo de planejamento tenha sido realizado de forma participativa com os interessados, a participação de conselheiros foi baixa, tendo destaque para maior participação de pessoas da sociedade civil pertencentes a associações e cooperativas. Apesar disso, observou-se a importância que experiências como a capacitação ofertada e de espaços tais como a Casa dos Conselhos tem para o fortalecimento da democracia em âmbito municipal.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20222201920007

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabio Moreira Cogue e Universidade Federal de Lavras

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