SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: DILEMAS DE PERMANÊNCIA ENFRENTADOS PELOS TRABALHADORES-ESTUDANTES DOS CURSOS DE DIREITO E PEDAGOGIA.

Título alternativo: PERMANENCE DILEMMAS FACED BY WORKERS-STUDENTS IN LAW AND PEDAGOGY COURSES

Autoria de: Pâmela de Souza Haddad Ferreira

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga

Palavras-chaves: dilemas, permanência, trabalhadores, estudantes, assistência

Data da defesa: 27/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 10/03/2023

Data da publicação: 10/03/2023

Referência: Ferreira, P. d. S. H. DILEMAS DE PERMANÊNCIA ENFRENTADOS PELOS TRABALHADORES-ESTUDANTES DOS CURSOS DE DIREITO E PEDAGOGIA.. 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho busca compreender os dilemas de permanência enfrentados pelos trabalhadores-estudantes no ensino noturno, por meio da análise, em específico, dos cursos de Direito e Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Sul de Minas Gerais. Esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem predominantemente qualitativa, a partir de questionários semiestruturados e a interpretação de dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo que, em suma, pode ser compreendida por três fases 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação (SILVA FOSSÁ, 2015). Os resultados obtidos revelaram que o trabalhador-estudante enfrenta dificuldades de permanência na educação, dentre as quais, destacam-se o cansaço físico e mental, a dificuldade em conciliar o trabalho com a sobrecarga das atividades exigidas na faculdade, à falta de disciplinas eletivas no período noturno, problemas com transporte, alimentação, moradia e dificuldades em cumprir atividades extracurriculares. Não obstante, essas dificuldades são exibidas nos números de exclusão e evasão nas universidades. Após o ingresso do estudante na universidade, é necessário propiciar condições para sua permanência e conclusão do processo de formação acadêmico. Entretanto, continuam a enfrentar dificuldades, que até certo ponto, os distanciam dos demais estudantes, exigindo ainda mais dessa classe trabalhadora. Neste sentido, as iniciativas de assistência estudantil em prol da permanência desses estudantes nas universidades fazem-se fundamentais. Além de medidas conjuntas entre a universidade e os professores que visem facilitar a permanência, são necessárias políticas públicas que caminhem junto à educação, a fim de que, o estudante permaneça e conclua sua graduação.

Abstract: This work seeks to understand the permanence dilemmas faced by workers-students in night education, througt the analysis, in particular, of the Law and Pedagogy courses of a Federal Institution of Higher Education in the South of Minas Gerais. This work is characterized as a case study. For this purpose, a predominantly qualitative approach was used, based on semi-structured questionnaires and data interpretation was carried out using Content Analysis, which, in short, can be understood in three phases 1) pre-analysis, 2) material exploration and 3) treatment of results, inference and interpretation (SILVA FOSSÁ, 2015). The results obtained revealed that the student worker faces difficulties in permanence in education, among which, physical and mental fatigue, the difficulty in reconciling work with the overload of activities required in college, the lack of electives at night, problems with transportation, food, housing and difficulties in carrying out extracurricular activities. Nevertheless, these difficulties are shown in the numbers of exclusion ad evasion in universities. After the student enters the university, it is necessary to provide conditions for their permanence and completion of the academic training process. However, they continue to face difficulties, which, to a certain extent, distance them from other students, demanding even more from this working class. In this sense, student assistance initiatives for the permanence of these students in universities are essential. In addition to joint measures between the university and professor that aim to facilitate permanence, public policies are needed that go hand in hand with education, so that the student remais and completes his graduation.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20222201810375

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pâmela de Souza Haddad Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo