Título: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA COMUNICAÇÃOGOVERNAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DO MARKETINGPÚBLICO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀCOVID-19
Título alternativo: AN ANALYSIS OF THE EFFECTS OF GOVERNMENT COMMUNICATION AND THE IMPORTANCE OF PUBLIC MARKETING AS A STRATEGY TO CONFRONT COVID-19
Autoria de: Sofia Patriarca Oliveira Rondon
Orientação de: Denis Renato de Oliveira
Presidente da banca: Dênis Renato de Oliveira
Primeiro membro da banca: Renato Silvério Campos
Palavras-chaves: Comunicação Governamental, Comunicação Pública, Marketing Social, Marketing Público, COVID-19
Data da defesa: 01/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 09/03/2023
Data da publicação: 09/03/2023
Referência: Rondon, S. P. O. UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA COMUNICAÇÃOGOVERNAMENTAL E A IMPORTÂNCIA DO MARKETINGPÚBLICO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀCOVID-19. 2023. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este é um estudo qualitativo, descritivo e exploratório conduzido em Lavras, MG com o objetivo de entender os efeitos das estratégias de comunicação governamental e marketing público adotadas pelo governo municipal na resposta à pandemia de COVID-19. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados às pessoas que acessaram as redes sociais da Prefeitura para analisar a relação entre os tipos de comunicação das autoridades locais e o nível de conscientização da população sobre o vírus e as medidas preventivas. Embora a comunicação tenha sido considerada eficaz, foram identificados desafios enfrentados pela prefeitura na adaptação dos boletins epidemiológicos durante a pandemia e a necessidade de melhorar constantemente as estratégias de comunicação. É fundamental que as campanhas de Marketing Público sejam claras, acessíveis e objetivas para garantir uma comunicação efetiva e evitar a disseminação de informações infundadas. Como resultado, verificou-se que a população tem um alto nível de conscientização sobre a COVID-19 e as medidas preventivas, mas uma parcela significativa ainda não segue as recomendações das autoridades de saúde. A adesão da população às recomendações de saúde é crucial para a eficácia das medidas de saúde pública.
Abstract: This is a qualitative, descriptive and exploratory study conducted in Lavras, MG in order to understand the effects of government communication and public marketing strategies adopted by the municipal government in response to the COVID-19 pandemic. Data collection was done through questionnaires applied to people who accessed the City Hall????????????????s social networks to analyze the relationship between the types of communication of local authorities and the level of awareness of the population about the virus and preventive measures. Although communication has been considered effective, challenges faced by the city in the adaptation of epidemiological bulletins during the pandemic and the need to constantly improve communication strategies were identified. It is essential that Public Marketing campaigns are clear, accessible and objective to ensure effective communication and avoid the dissemination of unfounded information. As a result, it was found that the population has a high level of awareness about COVID-19 and preventive measures, but a significant portion still does not follow the recommendations of health authorities. Adherence of the population to health recommendations is crucial for the effectiveness of public health measures.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sofia Patriarca Oliveira Rondon e Universidade Federal de Lavras
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