SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: MULHERES NEGRAS SE VEEM NO ENSINO SUPERIOR?

Autoria de: Larissa Neri da Silva

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathalia de Fatima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira de Alvarenga

Palavras-chaves: Ensino Superior, acesso, mulheres pretas, desigualdade racial, desigualdade de gênero

Data da defesa: 27/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 11/03/2023

Data da publicação: 11/03/2023

Referência: Silva, L. N. d. MULHERES NEGRAS SE VEEM NO ENSINO SUPERIOR?. 2023. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Ensino Superior no Brasil ao longo de muitos anos passou por transformações em sua implementação, que foram significativas para o acesso e permanência dos estudantes à cursos de nível superior, sobretudo para a população negra que obteve a possibilidade de ampliar sua representatividade dentro do ambiente acadêmico. A aprovação da LDB no ano de 1996, proporcionou a execução das políticas públicas educacionais, além da Lei de Cotas implementada no ano de 2012, que também transformou o cenário da educação brasileira. Neste contexto, o presente trabalho objetivou identificar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres pretas estudantes do ensino médio da rede pública em acessar o ensino superior e como as políticas públicas relacionadas ao ensino superior podem contribuir para esse processo. A pesquisa utilizou a metodologia do estudo de caso e coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas com mulheres pretas e estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Lavras MG. As entrevistas abrangeram aspectos da transição do ensino médio para o ensino superior, a desigualdade racial e de gênero, vulnerabilidade socioeconômica, demais impedimentos (históricos, culturais e sociais) e o papel das políticas públicas no ensino superior. A sessão de análise de dados evidencia quais as dificuldades das estudantes objeto desse estudo e as categorias que influenciam no acesso das mesmas ao ambiente acadêmico. A maioria das entrevistadas se imaginam no ensino superior, porém as dificuldades pessoais e sociais que enfrentam interferem no acesso delas aos cursos de nível superior. A partir das entrevistas, foi possível identificar como o racismo ainda se faz presente em diversos âmbitos da sociedade, seja em espaços públicos ou privados. Assim, torna-se importante uma melhoria das políticas públicas, sobretudo as educacionais, para que as mulheres pretas se identifiquem e ocupem seu espaço no acesso ao ensino superior.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20222201720737

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Neri da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo