Título: CORRUPÇÃO E EMPREENDEDORISMO UM ESTUDO DE CASO DA OPERAÇÃO LAVA JATO A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO EMPREENDEDORA
Autoria de: Isabela Abigail Silva Santos
Orientação de: Daniela Meirelles Andrade
Coorientação de: Vinicius Batista Gonçalves
Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade
Primeiro membro da banca: Vinícius Batista Gonçalves
Segundo membro da banca: Denis Renato de Oliveira
Terceiro membro da banca: Priscilla Oliveira Nascimento
Palavras-chaves: Empreendedorismo, corrupção, ação empreendedora corrupta, empreendedorismo corrupto, empreendedorismo criminoso
Data da defesa: 02/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 18/09/2022
Data da publicação: 18/09/2022
Referência: Santos, I. A. S. CORRUPÇÃO E EMPREENDEDORISMO UM ESTUDO DE CASO DA OPERAÇÃO LAVA JATO A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO EMPREENDEDORA. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A corrupção é uma prática que tem se adaptado de acordo com o desenvolvimento do setor público e está presente no Brasil desde o período colonial. O empreendedorismo público está relacionado à inovação, e surgiu com o intuito de aumentar a eficiência do governo. Ele possui natureza interdisciplinar, e pode ser compreendido em diversos ambientes e perspectivas. Por isso, o empreendedorismo também pode ser identificado a partir de atos criminosos e corruptos, como nos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro investigados pela Operação Lava Jato. Neste sentido, é interessante dizer que as ações de corrupção podem ser analisadas por meio da teoria da ação empreendedora, ao analisar o processo da ação a partir da interação entre indivíduo, sociedade e organização. Por meio de um estudo qualitativo, baseado em dados secundários, provenientes da análise dos episódios da minissérie ????O Mecanismo???? e de pesquisas bibliográficas, foi possível observar que a ação empreendedora está presente tanto nas ações dos agentes da Polícia Federal, quanto dos atores envolvidos nos esquemas de corrupção. Verificou-se que a ação empreendedora surge a partir de uma tensão na lógica institucional, que é uma mudança na lógica pré-estabelecida, e da orientação de vida do agente, que são seus valores, crenças e experiências, e ele observa uma oportunidade e pratica determinada ação para solucionar a tensão, iniciando um processo empreendedor. Diante disso, constatou-se que essas ações foram capazes de influenciar o ambiente político, organizacional e também a sociedade. O empreendedorismo corrupto praticado pelos doleiros, empreiteiros e políticos pode causar impactos negativos e aumentar as desigualdades, e as ações empreendedoras dos agentes da PF foram essenciais para o sucesso das investigações. O estudo contribuiu com o campo de pesquisa do empreendedorismo corrupto e criminoso, que ainda é pouco explorado, e também para o campo da ação empreendedora ao evidenciar o processo empreendedor e seus impactos na sociedade, nas organizações e para o indivíduo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Abigail Silva Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo