SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: Deliberação.com.br um estudo sobre mídias sociais para uma gestão pública democrática

Autoria de: Vagner Henrique Moreira dos Santos

Orientação de: Camila Maria Risso Sales

Presidente da banca: Camila Maria Risso Sales

Primeiro membro da banca: Julia Moretto Amancio

Palavras-chaves: administração pública, deliberação, democracia, mídias sociais, participação social

Data da defesa: 12/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 13/09/2022

Data da publicação: 13/09/2022

Referência: Santos, V. H. M. d. Deliberação.com.br um estudo sobre mídias sociais para uma gestão pública democrática. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: As mídias sociais transformaram as relações interpessoais e passaram a influenciar esferas sociais, culturais e políticas. Sua utilização também representou uma alteração na forma como o poder público se comunica com a população e nesse contexto, ampliaram-se mecanismos de participação política a partir da integração das novas mídias na gestão de processos e publicização de informações. Com isso, essa pesquisa buscou apresentar um panorama sobre a utilização das mídias sociais enquanto mecanismos de participação e controle social, e como sua influência potencializa a criação de esferas públicas dentro da democracia, evocando a cidadania e igualdade no processo decisório de políticas públicas. O trabalho caracterizou-se como pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica, ao buscar em fontes da literatura acadêmica, estudos de caso sobre o uso das mídias sociais em alguns municípios brasileiros, analisando a contribuição das mesmas na ampliação da participação social, com o intuito de elaborar uma proposta de rede social para acompanhamento da esfera legislativa, que aprimore a interrelação entre as organizações públicas e os cidadãos, conferindo abertura para que estes participem e discutam sobre os problemas públicos através de um ambiente virtual que simule um espaço de participação social, garantindo a igualdade de decisão e racionalização das escolhas por meio do consenso deliberativo. Após a análise de três estudos de caso, apresentouse alguns marcos da utilização das mídias sociais dentro do setor público e concluiu-se que, apesar de contribuírem com a ampliação da transparência e publicização de informações a ações governamentais, o uso exclusivo de mídias sociais, como Facebook, não assegura a facilitação da gestão democrática e, mesmo que sejam instrumentos modernos de participação e controle social, não fomentam sozinhos a participação popular. Cabe aos gestores públicos estimularem o interesse dos cidadãos em contribuir com as decisões políticas dos municípios por meio da conscientização e aumento do protagonismo dos mesmos em esferas públicas, de maneira que ocorra o desenvolvimento de uma cultura sociopolítica mais inclusiva e participativa dos cidadãos na tomada de decisões, a qual poderia ser alcançada por meio de um novo espaço de deliberação dinâmico, que usa da tecnologia digital para facilitar a interação e comunicação entre o povo e a administração pública municipal.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20221201810742

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vagner Henrique Moreira dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo