SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: OBSTÁCULOS PARA ACESSO À POLÍTICAS PÚBLICAS DE CRÉDITO RURAL UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PERDÕESMG

Autoria de: Bllenda Marzoque Carvalho Naves

Orientação de: Sabrina Soares da Silva

Presidente da banca: Sabrina Soares da Silva

Primeiro membro da banca: Juliano Silva Cougo

Palavras-chaves: Agricultura, Crédito rural, Políticas públicas, Pequeno produtor, PRONAF

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 17/09/2022

Data da publicação: 17/09/2022

Referência: Naves, B. M. C. OBSTÁCULOS PARA ACESSO À POLÍTICAS PÚBLICAS DE CRÉDITO RURAL UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE PERDÕESMG. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Diante da dimensão do agronegócio brasileiro, sua relevância é notória e compreensível até mesmo para quem não entende profundamente sobre o assunto. Logo, é entendível a intervenção e o envolvimento Estatal nesse segmento, bem como as políticas públicas que permeiam por esse âmbito. Atualmente, o Estado é um grande propulsor do agronegócio brasileiro, participando ativamente no investimento agropecuário com a criação de políticas públicas que possibilitam a sobrevivência e desenvolvimento do setor. Perante o exposto, justifica-se estudos que visem entender o papel do Estado no fomento desse ramo, bem como a aderência dos cidadãos beneficiários dessas políticas públicas. Em consideração a isso, esse estudo objetivou levantar e apresentar as dificuldades encontradas pelos pequenos produtores rurais para utilização e acesso a políticas públicas de crédito rural. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, por meio de pesquisa de campo, sendo aplicado questionários abertos aos entrevistados. As entrevistas foram realizadas com produtores rurais do município de PerdõesMG, com o intuito de levantar informações sobre a percepção dos mesmos sobre os obstáculos encontrados para acesso a políticas de crédito rural. Além dos produtores, também foram realizadas entrevistas com funcionários da EMATERMG, Agência do Banco do Brasil e representantes de venda do setor agropecuário, com o objetivo de compreender as dificuldades vivenciadas na perspectiva de diferentes atores e órgãos que estão diretamente relacionados com os produtores rurais e com o processo de crédito rural. A análise dos resultados revelou que as principais dificuldades dos produtores rurais estão relacionadas à documentação, seja por excesso de documentação solicitada ou ausência de comprovação documental, a recurso, tanto por limite máximo permitido quanto por escassez de recurso, e a garantias. Contudo, apesar das diferentes dificuldades reportadas, os produtores rurais se mostraram favoráveis as políticas públicas de crédito rural.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20221201810369

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bllenda Marzoque Carvalho Naves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo