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Título: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES EMPREENDEDORAS PARA O RETORNO DAS AULAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 O CASO DE UM MUNICIPIO LOCALIZADO NO SUL DE MINAS GERAIS.

Título alternativo: An ANALYSIS OF ENTREPRENEURIAL ACTIONS FOR THE RETURN OF CLASSES IN MUNICIPAL EDUCATION DURING THE PANDEMIC OF COVID-19 THE CASE OF A MUNICIPALITY LOCATED IN THE SOUTH OF MINAS GERAIS.

Autoria de: Marina Pereira Batagini

Orientação de: Daniela Meirelles Andrade

Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade

Primeiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Segundo membro da banca: Janderson Martins Vaz

Palavras-chaves: Empreendedorismo, empreendedorismo no setor público, ações empreendedoras, educação, administração pública

Data da defesa: 08/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 16/09/2022

Data da publicação: 16/09/2024

Referência: Batagini, M. P. UMA ANÁLISE DAS AÇÕES EMPREENDEDORAS PARA O RETORNO DAS AULAS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 O CASO DE UM MUNICIPIO LOCALIZADO NO SUL DE MINAS GERAIS.. 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A pandemia causada pelo vírus da Covid-19 causou diversos gargalos em diversas áreas. A educação foi afetada drasticamente e estima-se que os impactos causados pela pandemia não foram totalmente reparados. Em cenários como este, o empreendedorismo surge como uma força motriz que visa não somente reestabelecer a economia, mas sim propor soluções em todos os setores. As ações empreendedoras são parte do processo de empreender, na administração pública, estas são responsáveis por realizar a inovação nas organizações e promover soluções que melhorem a prestação de serviços públicos. Considerando os objetivos deste trabalho é analisar e identificar as ações empreendedoras realizadas pela secretaria de um município para o retorno seguro dos alunos e profissional as aulas. A escolha dos entrevistados foi feita por conveniência e considerou o papel de liderança exercido pelos servidores dentro da secretaria municipal de educação, o trabalho não utilizou de amostra devido a escolha dos entrevistados ter sido realizada de forma estratégica tendo em vista o grande número de colaboradores na secretaria, sendo assim foram entrevistadas as lideranças. Os resultados indicam que nem todas as ações informadas na entrevista são empreendedoras, de acordo com o que foi apresentado no referencial. Entretanto, constatou-se que as ações empreendedoras implementadas atenderam os usuários e atingiu os objetivos da secretaria. Este trabalho contribui para o desenvolvimento do tema empreendedorismo no setor público, além de contribuir com informações a respeito das ações empreendedoras e do empreendedorismo no setor público, principalmente no setor educacional.

Abstract: The pandemic caused by the Covid-19 virus caused several bottlenecks in several areas. Education has been drastically affected and it is estimated that the impacts caused by the pandemic have not been fully repaired. In scenarios like this, entrepreneurship emerges as a driving force that aims not only to reestablish the economy, but to propose solutions in all sectors. Entrepreneurial actions are part of the process of undertaking, in public administration, they are responsible for achieving innovation in organizations and promoting solutions that improve the provision of public services. Considering the objectives of this work is to analyze and identify the entrepreneurial actions carried out by the secretariat of a municipality for the safe return of students and professional classes. The choice of the interviewees was made for convenience and considered the leadership role exercised by the servants within the municipal department of education, the work did not use a sample due to the choice of the interviewees having been carried out in a strategic way in view of the large number of employees in the secretariat, so the leaders were interviewed. The results indicate that not all the actions reported in the interview are entrepreneurial, according to what was presented in the reference. However, it was found that the entrepreneurial actions implemented met the users and reached the objectives of the secretariat. This work contributes to the development of entrepreneurship in the public sector, besides contributing information about entrepreneurial actions and entrepreneurship in the public sector, especially in the educational sector.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20221201610368

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marina Pereira Batagini e Universidade Federal de Lavras

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