Título: PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO CONCEITO HISTÓRICO E OS EFEITOS SOBRE O SISTEMA DE GOVERNO NO BRASIL ATUAL
Autoria de: Flavio Cunha Souza
Orientação de: Carlos Eduardo Stefaniak Aveline
Presidente da banca: Carlos Eduardo Stefaniak Aveline
Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz
Palavras-chaves: Administração Pública, presidencialismo de coalizão, Jair Bolsonaro, sistema de governo, separação dos poderes
Data da defesa: 05/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 16/09/2022
Data da publicação: 16/09/2022
Referência: Souza, F. C. PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO CONCEITO HISTÓRICO E OS EFEITOS SOBRE O SISTEMA DE GOVERNO NO BRASIL ATUAL. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A forma como um Estado é estruturado é definida através do próprio modelo de governo vigente no país. No caso do Brasil, adota-se o sistema de governo presidencialista, o qual, de sua decorrência, surgiu o fenômeno cunhado por Sérgio Abranches, o ??presidencialismo de coalizão??. Tal fenômeno é intrinsicamente ligado ao modelo de separação dos poderes, em que todos os três (Executivo, Legislativo e Judiciário) se policiam e são dependentes entre si como forma de bom funcionamento da máquina estatal. Não obstante, o presidencialismo de coalizão emerge a partir do momento em que o presidente eleito, em sua grande maioria, elege uma base de apoio no Congresso para viabilizar suas próprias condições de governabilidade. A partir disso, o presente trabalho se compromete com a construção sobre o modelo de governo presidencialista, para que se possa compreender a atuação do Presidente da República. Em seguida, também, busca alcançar e compreender a presença do fenômeno do presidencialismo de coalizão no sistema de governo brasileiro, para que, portanto, seja analisado em recorte a sua (in)aplicação no governo atual, de Jair Bolsonaro. Para tal, será realizada intenção de busca de materiais bibliográficos, de cunho científico, para que em seguida sejam realizadas leituras críticas e por fim construir o raciocínio da forma de atuação do governo atual, em consonância com o presidencialismo de coalizão.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Flavio Cunha Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo