Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO MUNICIPAL EM EDUCAÇÃO UMA AVALIAÇÃO DA MESORREGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES (2013 ???? 2019)
Autoria de: Eduardo Muniz Santos
Orientação de: Janderson Martins Vaz
Presidente da banca: Janderson Martins Vaz
Primeiro membro da banca: José Willer do Prado
Palavras-chaves: Eficiência do gasto público, Educação, Análise Envoltória de dados, IDEB, Gasto empenhado
Data da defesa: 27/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 03/05/2022
Data da publicação: 03/05/2022
Referência: Santos, E. M. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO MUNICIPAL EM EDUCAÇÃO UMA AVALIAÇÃO DA MESORREGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES (2013 ???? 2019). 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O objetivo desse estudo foi mensurar e analisar a eficiência do gasto público na função de governo educação dos municípios da mesorregião do Campo das Vertentes, no período que compreende os anos entre 2013 e 2019. Para calcular os níveis de eficiência, utilizou-se dados contábeis obtidos através do Finanças Brasil (FINBRA), que é um banco de dados criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Através do FINBRA coletou-se dados referentes ao gasto empenhado na educação infantil e fundamental. Além disso, utilizou-se o desempenho dos municípios da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para mensurar a eficiência, utilizou-se as técnicas da Analise Envoltória de Dados ???? DEA. Para isso, fez-se necessário dividir a análise em três ciclos temporárias, sendo eles para os anos de 2015, 2016 e 2019. Para a metodologia DEA utilizou-se como input o gasto público empenhado na educação municipal e como output os resultados de desempenho do IDEB. Para o modelo DEA utilizou-se o método BCC-O, orientado ao produto. A analise parcial dos resultados foi realizada por meio de estatísticas descritivas considerando as variáveis, como os insumos e os produtos. Para isso, calculou-se a média, mediana, desvio padrão e variância dos valores do gasto público na educação municipal e dos resultados do IDEB. Os resultados da eficiência evidenciaram que no primeiro ciclo, dos 28 municípios analisados apenas dois municípios tiveram uma eficiência satisfatória, os outros 26 foram classificados com eficiência média ou fraca. Para o segundo ciclo em 2017, os resultados evidenciaram que dos 33 municípios analisado, nove tiveram um grau de eficiência aceitável, e 24 não foram eficientes no gasto em educação. Para o terceiro ciclo em 2019, tem-se que dez dos 33 municípios tiveram uma eficiência aceitável do gasto público, e 23 não tiveram um grau de eficiência alto.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54597
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eduardo Muniz Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo