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Título: Mobilidade pendular e evasão no ensino superior

Autoria de: Bruno Henrique Abreu de Jesus

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz

Palavras-chaves: mobilidade pendular, mobilidade, transporte público, manutenção e inserção no ensino superior, ensino superior

Data da defesa: 18/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 28/04/2022

Data da publicação: 28/04/2022

Referência: Jesus, B. H. A. d. Mobilidade pendular e evasão no ensino superior . 2022. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A mobilidade pendular é um processo muito importante para a inserção e manutenção de estudantes no ensino superior (JARDIM e ERVATTI 2007), além disso, ela contribui com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que possui como um dos objetivos, a diminuição da taxa de evasão do ensino superior. É então a partir da mobilidade pendular, que alunos que antes não possuíam condições de ingressar no ensino superior, ingressam e se mantém nas universidades, seja através dos transportes gratuitos, seja através dos privados. Nesse sentido, este trabalho investigou, a partir da metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (1969), os benefícios e os malefícios da mobilidade pendular na vida de egressos do curso de administração pública, através de uma entrevista semi-estruturada, a fim de entender como de fato a mobilidade pendular ajuda na manutenção e inserção no ensino superior. Contatou-se, portanto, que de fato, esse movimento de migrar diariamente à estudos possibilita a manutenção e a inserção no e

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20212201710428

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54606

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruno Henrique Abreu de Jesus e Universidade Federal de Lavras

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