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Título: FAKE NEWS UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DA DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS

Autoria de: Paulo Henrique Azevedo Garcia

Orientação de: Elisa Reis Guimaraes

Presidente da banca: Elisa Reis Guimarães

Primeiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Palavras-chaves: Disputed News, Misinformation, Política, Redes Sociais, Democracia.

Data da defesa: 22/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 04/05/2022

Data da publicação: 04/05/2022

Referência: Garcia, P. H. A. FAKE NEWS UM ESTUDO SOBRE O FENÔMENO DA DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS. 2022. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O fenômeno de divulgação de notícias falsas tem sido cada vez mais comum na sociedade, causando danos às democracias, pois gera desinformação e traz desconfiança aos cidadãos a respeito das notícias que circulam na imprensa e nas mídias digitais. Objetivou-se, por meio deste estudo, compreender o fenômeno das fake news, identificando suas formas de disseminação e seus possíveis impactos, especialmente do ponto de vista político. Este trabalho consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa, apoiada nos métodos da análise de conteúdo e utilizando sequência circular de pesquisa. Analisaram-se materiais sobre o tema na literatura acadêmica e na internet. Desta forma, foi possível obter informações sobre a criação, divulgação, e disseminação de fake news. Constatou-se a presença cada vez mais intensa de divulgação de fake news, sendo que esta tem se dado de modo estratégico, especialmente com viés político e eleitoral, visando a atingir objetivos previamente estabelecidos. Observa-se, também, o uso crescente de redes e mídias sociais como estratégia de marketing político, o que relaciona-se ao tema, visto que a divulgação de notícias falsas ocorre amplamente na internet, especialmente pelo uso de redes sociais. Foram citados casos específicos encontrados em trabalhos e artigos acadêmicos que evidenciam o impacto das fake news em política e eleições, assim como seu efeito sobre as democracias. Também foram discutidas ações sobre o tema por parte de instituições democráticas.

Abstract: The phenomenon of spreading fake news has been increasingly common in society, his impact has been prominent and damaging to democracies, as well to society in general, which is full of misinformation and suspicious of the circulating news in the press and digital media. The aim of this study is to understand what is fake news, your creation, dissemination, your impacts and risks, especially to democracies. This work consists of a qualitative research, supported by the methods of content analysis and circular search sequence. The dissemination of fake news is a phenomenon that has had wide repercussions nowadays, wich happens mostly on the internet, specially through digital media. Studies and analysis were carried out on the subject in the academic literature and on the internet. In this way, it was possible to obtain robust and relevant information about the creation and dissemination of fake news. It was possible to verify the increasingly intense presence of dissemination of fake news, and this has been strategically, especially with a political and electoral bias, aiming to achieve previously established objectives. It is also observed the increasing use of social and digital media as a political marketing strategy, which is related to the theme, since the dissemination of fake news occurs widely on the internet, especially through the use of social media. Specific cases found in academic literature and articles were cited that highlight the impact of fake news on politicals and elections, as well as its effect on democracies. Actions on the subject by democratic institutions were also discussed.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20212201621289

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54720

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo Henrique Azevedo Garcia e Universidade Federal de Lavras

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