Título: BENS PÚBLICOS INSERVÍVEIS UMA ANÁLISE PARA A MELHORIA DE PROCESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LOCALIZADA NO SUL DE MINAS GERAIS
Autoria de: Vicente Valadao Rodrigues
Orientação de: Daniela Meirelles Andrade
Presidente da banca: Daniela Meirelles Andrade
Primeiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira
Segundo membro da banca: Renato Silvério Campos
Palavras-chaves: bens públicos inservíveis, marketplace, patrimônio público, desfazimento, bens permanentes
Data da defesa: 29/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 02/05/2022
Data da publicação: 02/05/2022
Referência: Rodrigues, V. V. BENS PÚBLICOS INSERVÍVEIS UMA ANÁLISE PARA A MELHORIA DE PROCESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA LOCALIZADA NO SUL DE MINAS GERAIS. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A gestão dos bens é primordial para órgãos públicos e privados, e a manutenção e a utilização destes de forma correta são essenciais. O presente estudo realizou uma análise referente aos processos de gestão dos bens permanentes de uma universidade pública, focando no processo de baixa do bem público e do encaminhamento para o setor de desfazimento. A partir do detalhamento dos processos que envolvem a baixa e o encaminhamento de bens inservíveis para o desfazimento, pretende-se analisar os dados levantados e identificar gargalos existentes para sugerir melhorias para a instituição. Esta pesquisa se trata de um estudo de caso. Para a coleta de dados foi feita uma visita técnica ao setor de desfazimento da instituição e realizou-se entrevistas com o diretor e um servidor, ambos do setor responsável pelo patrimônio da instituição. As entrevistas foram conduzidas de acordo com um roteiro semiestruturado. A partir da análise, constatou-se que não apenas os bens permanentes inservíveis, mas também bens servíveis são encaminhados ao setor de desfazimento. Para melhorar tal processo sugere-se a criação de um marketplace interno, para a exposição do bem, considerado inservível. Assim, os demais servidores podem considerá-lo útil e, assim solicitarem o encaminhamento deste bem para seu departamento. Este processo deve ocorrer antes que o bem permanente seja encaminhado ao desfazimento, evitando a movimentação desnecessária e gerando benefícios à universidade, como a economia de recursos públicos, uma melhor utilização do tempo por parte dos servidores ao se evitar o retrabalho e o ganho de espaço físico no setor de desfazimento da instituição.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54788
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vicente Valadao Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo